Notícias
INFRA TALKS
ANTT lidera debate para transformar a infraestrutura de transportes com foco em sustentabilidade, segurança jurídica e soluções de conflitos
Foto: Divulgação / Comunicação ANTT
O Brasil está acelerando a transformação da sua infraestrutura de transportes e a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) assumiu, mais uma vez, a linha de frente desse movimento ao participar do Infra Talks – Conversas que pavimentam o futuro, realizado nesta quarta-feira (26/6), na sede da B3, em São Paulo. O encontro reuniu autoridades, investidores, líderes e especialistas do setor para discutir como tornar os projetos de transporte terrestre mais sustentáveis, juridicamente seguros e com menos conflitos judiciais. A iniciativa marca o início de uma nova fase para as concessões de rodovias e ferrovias concedidas no país.
O evento, considerado o maior fórum do setor no ano, marcou um momento simbólico: o aquecimento da concessão para a BR-101/ES/BA (Eco101), que representa o maior leilão de infraestrutura do Governo Federal em 2025. Mais que isso, o encontro foi uma plataforma estratégica para discutir dois pilares fundamentais para o futuro das concessões no Brasil: contratos sustentáveis e mecanismos eficientes de solução de conflitos.
No painel de abertura, o diretor da ANTT, Felipe Queiroz, reforçou a importância de momentos como esse para o fortalecimento do setor. "A ANTT vem, junto com o Ministério dos Transportes e demais instituições, construindo soluções com diálogo, cooperação e um espírito de entrega para a sociedade. Nosso foco é gerar investimento, emprego, renda e reduzir custos logísticos para o Brasil", destacou. Queiroz lembrou ainda o recente avanço na aprovação, pelo TCU, do acordo de reequilíbrio da concessão da Fernão Dias como exemplo prático desse novo ciclo de soluções consensuais.
Para ele, as trocas de experiência nesta edição do Infra Talks vão iluminar as ideias e desenvolver ainda mais o potencial do Brasil. "Assim, vamos avançar e evoluir, via negócios sustentáveis e com bom ambiente de negociação e relação de confiança com setor privado e todos os atores importantes, nas pautas importantes para o nosso país", completou Felipe Queiroz.
É com muito diálogo e cooperação que as coisas vão se resolvendo e a gente vai conquistando os êxitos e entregando o que a sociedade precisa, que é investimento, geração de valor, emprego e renda, diminuição de tempos e custos. É nesse espírito que estamos aqui, diretor da ANTT, Felipe Queiroz
Infraestrutura sustentável: uma nova forma de planejar e operar
Durante o evento, foi apresentado o Roadmap de Negócios Sustentáveis para o Transporte Terrestre Brasileiro, resultado de uma parceria entre o Ministério dos Transportes e o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). O documento estabelece diretrizes claras para incorporar aspectos ambientais, sociais, de governança (ESG) e de segurança viária ao ciclo completo das concessões — do planejamento à execução e operação.
A ANTT tem papel central nessa transição para uma infraestrutura mais verde e resiliente, alinhada aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU e ao Plano de Transformação Ecológica do Governo Federal. O objetivo é tornar o Brasil uma referência internacional em infraestrutura sustentável, atraindo novos investidores e oferecendo serviços melhores à população.
Solução de conflitos: menos judicialização, mais resultados
Outro destaque foi o painel sobre mediação e arbitragem em contratos de concessão, que reuniu representantes do Tribunal de Contas da União (TCU), operadores, financiadores e especialistas do setor público e privado. O foco foi criar um ambiente regulatório mais previsível, ágil e seguro para resolver divergências, evitando longas disputas judiciais.
A ANTT já vem implementando essas práticas com sucesso. Ao adotar métodos extrajudiciais e consensuais de resolução de conflitos, a Agência fortalece a segurança jurídica, protege o interesse público e garante a continuidade de serviços essenciais para os brasileiros.
Para o diretor-geral da ANTT, Guilherme Theo Sampaio, a presença da Agência no Infra Talks reforça o compromisso institucional com a modernização, a sustentabilidade e a boa governança.
“A construção de um novo modelo de infraestrutura passa pelo diálogo qualificado entre todos os agentes do setor. O Infra Talks simboliza um novo capítulo na forma como o Brasil planeja, executa e regula seus projetos de transporte terrestre”, afirmou o diretor-geral.
O evento também contou com a presença de autoridades como a secretária nacional de Transporte Rodoviário, Viviane Esse, o diretor-presidente da Infra S.A., Jorge Macedo Bastos, e o subsecretário de Sustentabilidade do Ministério dos Transportes, Clóvis Eduardo Benevides, entre outros representantes de destaque, e foi transmitido, ao vivo, no canal da ANTT no Youtube.
Assista, na íntegra, à transmissão do InfraTalks
Coordenação-Geral de Comunicação - ANTT
Sala de Imprensa | Banco de Fotografias | Todas as notícias