Notícias
INFRAESTRUTURA
ANTT integra debates no Fórum InfraLeste
Foto: divulgação FINDES.
Nesta quarta-feira (11/6), a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) marcou presença no Fórum InfraLeste, iniciativa que conecta poder público e setor produtivo para uma série de debates sobre soluções logísticas concretas para o Arco Leste, rota estratégica para o escoamento da produção nacional. A Agência foi representada pelo diretor-geral, Guilherme Theo Sampaio, que participou de dois painéis durante a programação do evento, realizado no auditório da Federação das Indústrias do Espírito Santo (Findes), em Vitória/ES.
O Fórum InfraLeste foi estruturado em torno de cinco objetivos estratégicos principais:
- Integrar o setor produtivo e o poder público para destravar investimentos em infraestrutura e modernizar a logística do Arco Leste;
- Aumentar a competitividade regional e nacional, com redução do custo logístico e maior eficiência no escoamento de cargas;
- Integrar estados com produção e modais logísticos estratégicos (Bahia, Espírito Santo, Goiás, Minas, Rio de Janeiro e São Paulo), impulsionando uma cadeia produtiva integrada e sustentável;
- Construir um ambiente propício à viabilização de obras e investimentos, debatendo temas como regulamentação, licenciamento e desapropriação;
- Fortalecer o protagonismo do setor produtivo, com as Federações das Indústrias liderando uma agenda colaborativa com o governo e defendendo o desenvolvimento do Arco Leste.
No painel Panorama de lideranças, Sampaio participou do debate ao lado do governador do Espirito Santo, Renato Casagrande; do vice-governador Ricardo Ferraço; do presidente da Assembleia Legislativa do Espirito Santo, Marcelo Santos; e do diretor-presidente da Infra S.A., Jorge Bastos. No painel, os líderes apresentaram suas ponderações acerca do cenário da infraestrutura sob a perspectiva do poder público.
Para o diretor-geral, Guilherme Theo Sampaio, parcerias e desenvolvimento de infraestrutura são extremamente importantes para o país. “Esse fórum vai ser essencial para a carteira de projetos que temos hoje na ANTT, e a parceria com a indústria é fundamental para o crescimento do setor” afirmou.
Em seguida, o diretor-geral integrou o painel Arco Leste como alternativa de integração Porto-Ferrovia, que contou novamente com a presença de Jorge Bastos, além do superintendente de Infraestrutura da Confederação Nacional da Indústria (CNI), Wagner Cardoso e do presidente da Associação Brasileira de Ferrovias Autorizadas, José Roberto Barbosa. A moderação ficou por conta de Luis Claudio Montenegro (Neowise Consultoria, Engenharia e Negócios). Nesse painel, os participantes ressaltaram o potencial do Arco Leste como solução intermodal capaz de impulsionar o desenvolvimento logístico do país integrando portos e ferrovias.
Arco Leste
O Arco Leste conecta os portos da Bahia ao Rio de Janeiro, passando pelos complexos portuários do Espírito Santo, com a estrutura logística atual, permitindo o escoamento eficiente da produção do Centro-Oeste (Goiás, Matogrosso e Distrito Federal), Bahia e Minas Gerais, além do oeste paulista. Essa rota integra portos, ferrovias, rodovias e aeroportos, consolidando-se como uma solução logística nacional.
FÓRUM INFRALESTE
O Fórum InfraLeste é um a iniciativa congregada pelas Federações das Indústrias de seis estados – Bahia, Espírito Santo, Goiás, Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo – com o objetivo de integrar e alinhar agendas comuns voltadas ao desenvolvimento da infraestrutura logística regional e nacional. Entre os temas que serão discutidos estão:
- Regulação dos modais logísticos;
- Licenciamento ambiental;
- Integração dos modais e aumento de eficiência no transporte de cargas;
- Intervenção em áreas para desenvolvimento de infraestrutura logística;
- Redução de custos logísticos e ampliação de competitividade.
O Fórum conta com o apoio do Ministério dos Transportes, do Ministério de Portos e Aeroportos, da ANTT e da Infra S.A.
Coordenação-Geral de Comunicação - ANTT
Sala de Imprensa | Banco de Fotografias | Todas as notícias