Notícias
RECONHECIMENTO
ANTT é premiada pelo projeto “Jornada da Mudança”
Foto: Divulgação / Comunicação ANTT
O Projeto “Jornadas da Mudança” da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) foi reconhecido, na última semana, em uma premiação nacional de inovação. Voltado para reconhecer iniciativas inovadoras na gestão pública brasileira, o 5º Prêmio Conexão Inova premiou o projeto Jornadas da Mudança na categoria “Gestão em Organizações Públicas”.
O prêmio é promovido pela Rede Conexão Inovação Pública, rede de inovação no setor público formada por pessoas, servidoras públicas ou não, de todo o Brasil, que busca reconhecer as iniciativas mais transformadoras nas áreas de gestão pública, políticas públicas, tecnologias disruptivas e cidadania digital.
O gerente de Gestão Estratégica de Pessoas, Eduardo Rossi, e o coordenador de Legislação Aplicada e apoio, Daniel Oliveira Silva, apresentaram o projeto e representaram a ANTT durante a cerimônia de premiação em Belo Horizonte. “Estamos trabalhando intensamente para aprimorar a Gestão Estratégica de Pessoas na agência. O prêmio é o reconhecimento que estamos no caminho certo e um estímulo para que possamos seguir para uma nova fase do projeto”, afirmou Rossi.
Jornada da Mudança
O projeto foi motivado pela necessidade de reestruturar e modernizar a Unidade de Gestão de Pessoas da ANTT, enfrentando desafios críticos na governança e melhorando as condições de trabalho dos servidores. A solução funciona através da implementação de ações estratégicas baseadas em um diagnóstico detalhado dos processos e atividades da Unidade de Gestão de Pessoas por meio da metodologia alinhados com os princípios de David Ulrich e seus quatro papéis para o RH moderno: (1) parceiro estratégico, (2) especialista administrativo, (3) relações humanas e (4) agente de mudanças e com base nas teorias descritas por Peter Senge no livro “A dança das Mudanças”.
Com foco na cultura de inovação na área de gestão de pessoas, o projeto foi estruturado para alinhar a transformação organizacional às necessidades identificadas e posicionar essa unidade como um agente de mudança para toda a Agência. A cada jornada, a equipe de gestão de pessoas foi estimulada a promover melhorias contínuas, com iniciativas que variavam entre estruturais, incrementais e pontuais, sempre focadas em pequenos avanços que pavimentassem o caminho para uma cultura de melhoria contínua. O objetivo foi identificar pontos críticos a serem melhorados e que impactavam tanto a Agência quanto a vida funcional dos servidores.
Coordenação-Geral de Comunicação - ANTT
Sala de Imprensa | Banco de Fotografias | Todas as notícias