BR-070/174/364/MT/RO - CN3 (Rota Agro Central)
Andamento
Informações do projeto
| Prazo: | 30 anos |
| Extensão: | 887,6 km |
| Investimento previsto (Capex): | R$ 3,8 bi |
| Custos operacionais previstos (Opex): | R$ 3,9 bi |
| Taxa Interna de Retorno (TIR): | 8,47%a.a |
| Tarifa: | CN 3 - pista simples: R$ 12,42/100km | pista dupla: R$ 17,38/100km (data base:out/20) |
| Empregos: | estimam-se 55.202 (diretos, indiretos e efeito-renda) |
| Link Consulta Pública: | |
| Histórico e Estudos do Projeto: | link: CN 3: Andamento dos Estudos |
| Critério de julgamento do leilão: | menor valor da tarifa de pedágio + maior valor de outorga |
O Sistema Rodoviário objeto desta Concessão apresenta uma extensão total de 887,60 km, segundo dados do SNV, incluindo os elementos integrantes da faixa de domínio, além de acessos e alças, edificações e terrenos, pistas centrais, laterais, marginais ou locais, ligadas diretamente ou por dispositivos de interconexão com a rodovia, acostamentos, obras-de-arte especiais e quaisquer outros elementos que se encontrem nos limites da faixa de domínio, bem como pelas áreas ocupadas com instalações operacionais e administrativas relacionadas à Concessão. Compreendendo os seguintes trechos:
- BR-070/MT, trecho compreendido entre o entroncamento com a BR-364/MT-407 (Trevo Lagarto), no município de Várzea Grande/MT até o entroncamento com a BR174/MT em Cárceres/MT;
- BR-174/MT, trecho compreendido entre o entroncamento com a BR-070/MT, em Cárceres/MT até o entroncamento com a BR-364/MT, no município de Comodoro/MT;
- BR-364/MT, trecho compreendido entre o entroncamento com a MT-235, no município de Sapezal/MT até a divisa MT/RO;
- BR-364/RO, trecho compreendido entre a divisa MT/RO, até o entroncamento com a BR-435/RO, no município de Vilhena/RO.
As obras de ampliação de capacidade têm como objetivo aumentar a eficiência da rodovia, abrangendo intervenções como duplicações e a implantação de faixas adicionais. Esses trabalhos devem ser concluídos dentro dos prazos estabelecidos nos Anexos, específicos para cada Lote, exceto nos casos de exceções expressamente previstas.
Obras de ampliação de capacidade e melhorias incluem: 22,8km de duplicação de faixa, 129km de faixas adicionais, 8 passarelas, 94 paradas de ônibus, 12,37km de vias marginais, entre outros.
Ademais, são previstas as seguintes praças de pedágios:
O projeto foi apresentado à sociedade por meio da Audiência Pública n° 12/2021 com o período de contribuições entre os dias 27 de dezembro de 2021 a 25 de fevereiro de 2022, tendo o seu relatório final publicado em 23 de junho de 2025.
Atualmente, o processo encontra-se em tramitação no Tribunal de Contas da União (TCU), onde foi devidamente protocolado em 18 de junho de 2025.