Notícias
ACESSIBILIDADE
Prêmio Acessibilidade e Inovação 2025 terá sete concorrentes
A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) homologou sete inscrições para o Prêmio Acessibilidade e Inovação de 2025. A lista de participantes selecionados foi publicada nesta quinta-feira, 10 de abril, em Despacho do Comitê Gestor, conforme previsto em edital.
A categoria Operador Aeroportuário terá seis concorrentes: Aena Brasil, Bloco de Onze Aeroportos do Brasil S.A, Concessionária Bloco Sul S.A, Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero), RIOGaleão e Zurich Airport Brasil. Já a categoria Operador Aéreo Nacional terá a Gol Linhas Aéreas como participante.
Com a homologação das inscrições, a banca examinadora fará a avaliação das práticas inscritas com base nos resultados obtidos pelos participantes, nos graus de inovação e na replicabilidade e utilização eficiente dos recursos. Os vencedores serão apresentados em uma cerimônia de premiação cuja data será divulgada posteriormente.
O Prêmio Acessibilidade e Inovação 2025 pretende incentivar os aeroportos brasileiros e companhias aéreas que operam em território nacional a apresentarem práticas inovadoras de acessibilidade, além de premiar as iniciativas que aprimorem a experiência dos passageiros com necessidade de assistência especial (Pnaes) em toda a sua jornada — antes, durante e após o voo.
As análises serão feitas pelo Comitê Gestor do Prêmio, composto por servidores da Anac, do Ministério de Portos e Aeroportos (MPor) e do Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania (MDHC). A premiação faz parte da agenda regulatória voltada à criação de incentivos para que as empresas aprimorem o atendimento aos passageiros, e integra o programa Asas para Todos, focado em inclusão, diversidade e formação no setor aéreo.
Assessoria de Comunicação da Anac