O que é?
A Análise de Impacto sobre a Segurança Operacional (AISO) e os Procedimentos Específicos de Segurança Operacional para Obra ou Serviço de Manutenção (PESO), também conhecidos como “Conjunto AISO/PESO”, são obrigatórios para aeródromos das Classes II, III e IV (conforme RBAC nº 153) e devem ser elaborados pelo operador do aeródromo sempre que houver:
- Obras ou serviços de manutenção na área operacional (lado ar);
- Atividades que afetem a segurança das operações aéreas
O conjunto AISO/PESO é parte do planejamento de obra ou serviço de manutenção e consolida o gerenciamento do risco para o evento específico. Nele são trazidas as medidas a serem adotadas para eliminar ou reduzir os riscos associados àquela obra ou serviço de manutenção.
Quando enviar o AISO/PESO para a Anac
O conjunto AISO/PESO deve ser encaminhado para análise prévia da Anac nos seguintes casos:
- Alteração nas distâncias declaradas da pista de pouso e decolagem
- Interdição total ou parcial da pista de pouso e decolagem
- Obras ou serviços na faixa de pista de pouso e decolagem ou na RESA (Área de Segurança de Fim de Pista)
ATENÇÃO! O conjunto AISO/PESO é um dos documentos exigidos para o serviço “Obter anuência para execução de obra ou serviço de manutenção em aeródromo de uso público” e resposta sobre sua aceitação, ou não, se dará no âmbito do processo em questão.
Para solicitar informações, tirar dúvidas, fazer elogios, reclamações, sugestões e denúncias relativas aos assuntos tratados pela Agência, utilize o canal Fale com Anac: Fale com a ANAC — Agência Nacional de Aviação Civil (Anac).
*Responsável pela página: GTEA/GCOP/ SIA