Reparos em aeronaves
Fazer um reparo em uma aeronave vai muito além de resolver um defeito. É um compromisso com a segurança, o desempenho e a confiabilidade de cada voo.
O reparo é uma ação corretiva destinada a restaurar as condições originais de um produto aeronáutico, que pode ser desde a simples substituição de uma peça danificada por outra idêntica, como também incorporar uma adaptação.
Todo reparo deve ser baseado em dados técnicos aprovados (normalmente instruções do fabricante) ou em práticas consideradas aceitáveis pela Agência. E o resultado? Precisa ser equivalente ao original: resistente, funcional e aerodinamicamente eficiente.
Grandes reparos exigem grandes cuidados
Alguns reparos, classificados como “grandes”, exigem atenção redobrada. Se feito de forma inadequada, pode comprometer a segurança da aeronave. Por isso, devem seguir rigorosamente os dados técnicos aprovados e ser registrados no formulário SEGVOO 001.
Sem dados técnicos disponíveis?
Antes de começar, verifique se o reparo pode ser feito com base em dados técnicos aprovados (normalmente instruções do fabricante) ou em práticas consideradas aceitáveis. Caso contrário, será necessário elaborar um projeto de engenharia deste reparo e submetê-lo à aprovação da ANAC.
Reparo em aeronave acidentada?
Antes de iniciar o reparo, solicite o serviço Obter liberação após reparo de aeronaves envolvidas em incidentes/acidentes. Consulte também nossa Instrução Suplementar 43.13-004 sobre “Procedimentos para Reparo de Aeronaves Avariadas em Acidente/Incidente Aeronáutico ou Ocorrência de Solo com Avarias Estruturais de Grande Monta”.