A Aeronave Leve Esportiva Especial é um segmento intermediário de aeronaves de pequeno porte, que operam segundo um CEALE (Certificado de Aeronavegabilidade Especial para Aeronave Leve Esportiva), seguindo critérios de segurança mais rígidos do que uma aeronave que faz voo experimental, porém mais flexíveis do que uma aeronave de modelo certificado.
Aeronaves Leves Esportivas (ALE) são aeronaves pequenas, simples de projetar, construir, operar e manter. Foram introduzidas pela ANAC como uma alternativa para a entrada de novos fabricantes no mercado.
São aeronaves projetadas e construídas em conformidade com especificações de projeto (normas consensuais), sendo entregues prontas para voar, verificadas e atestadas pelo próprio fabricante da aeronave.
Possuir um CEALE confere vantagens em relação às aeronaves com CAVE, como operar nas mesmas áreas das aeronaves de modelo certificado e o uso em atividades remuneradas como o voo de instrução e o reboque de planadores. Além disso, em 2019 a Anac passou a permitiu que Centros de Instrução de Aviação Civil (CIAC) pudessem oferecer essas aeronaves aos seus alunos (veja a seção 141.45 do RBAC 141).
Vídeos
Veja também
- Entenda as categorias de aeronaves
- Cartilha sobre ALE
- Balões também podem ser classificados como ALE?
- Seria viável utilizar uma ALE a etanol em centros de instrução?
- Cadastro de Equipamentos de Rádio Comunicação em Aeronaves Experimentais e Leves Esportivas
- Voo Experimental com Kit de Aeronave Leve Esportiva