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Como é o sistema? Quais são suas principais funcionalidades?

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Publicado em 18/12/2025 18h11 Atualizado em 18/12/2025 18h14

O sistema ANAC+, conceitualmente, pode ser dividido em três camadas de atuação que traduzem os anseios de nível estratégico, representada pela Diretoria Colegiada da Agência, diretrizes de nível tático, representada pelos superintendentes e demais gestores, e, por fim, os elementos operacionais ligados aos participantes do programa.

O sistema congrega, além dos elementos obrigatórios da Instrução Normativa Conjunta SEGES-SGPRT/MGI nº 24, de 28 de julho de 2023, como Plano de Trabalho, Plano de Entregas e Termo de Ciência e Responsabilidade; funcionalidades e módulos adicionais que têm por objetivo se integrar ao dia a dia da gestão e robustecer os pontos fundamentais da gestão de desempenho e desenvolvimento.

Visão  geral das principais funcionalidades e módulos integrados:

  1. Termo de Ciência e Responsabilidade – TCR: O TCR do sistema ANAC+ formaliza o compromisso do servidor com o cumprimento das metas e condições acordadas com a chefia, define as obrigações do participante, os critérios de acompanhamento das entregas, a forma de comunicação com a chefia e as possíveis consequências em caso de descumprimento servindo como instrumento central para a operacionalização do teletrabalho e da gestão por desempenho. Na Anac foi estabelecido uma hierarquia de regras em que há a possibilidade de a diretoria colegiada estabelecer regras gerais para toda a Agência, sendo de caráter obrigatório para todas as unidades. Em uma segunda camada, é possível que os chefes das unidades imediatamente vinculadas à diretoria (UDVD) estabeleçam regras para todas as áreas imediatamente abaixo. E por fim, é possível que o gestor de área estabeleça regras com os servidores da sua unidade de modo a acomodar casos específicos e muito particulares. Assim, o modelo oferece a possibilidade de acomodar anseios da alta gestão em itens de caráter obrigatório para todos, e ao mesmo tempo dá flexibilidade aos gestores em estabelecer critérios que muitas vezes só fazem sentido para determinada gerência ou coordenação.
  2. Módulo de Gestão Estratégica: Consiste em um módulo integrado ao sistema ANAC+ que permite gerir as diretrizes estratégicas estabelecidas pela alta gestão. O módulo acomoda tanto o plano estratégico de longo prazo, plano de diretrizes estratégicas de médio prazo, assim como eventuais planos institucionais de caráter temático como, por exemplo, PDTIC. O foco é acomodar os elementos direcionadores desses planos e permitir sua vinculação às entregas presentes no Plano de Entregas.
  3. Gestão das Entregas: Essa funcionalidade abrange toda a governança das entregas registradas no sistema e é de responsabilidade da área gestora dos processos organizacionais. Seu papel é fundamental para garantir uma base de dados atualizada, coerente e alinhada à realidade institucional, além de proporcionar insights relevantes para a gestão. As entregas ocupam um papel central no Programa ANAC+, pois funcionam como elo entre a dimensão gerencial-estratégica e a atuação individual dos servidores. Elas também alimentam diversas perspectivas analíticas, como a de Custos e Dimensionamento da Força de Trabalho.
  4. Módulo de Gestão de Projetos: Para aquelas entregas que apresentam característica de projetos, há um módulo específico e de simples entendimento que atende a maioria das necessidades das áreas, cujos projetos são de menor complexidade.
  5. Plano de Entregas: No sistema ANAC+, o plano de entregas apresenta dois tipos de entregas: as estratégicas e as operacionais. As estratégicas materializam o desdobramento das diretrizes estratégicas estabelecidas pela alta gestão. Já as operacionais, são as entregas do dia a dia que materializam a operação das unidades. Na Agência o plano de entregas funciona como instrumento de planejamento anual para todas as unidades, desde as coordenações, gerências, superintendências e demais unidades vinculadas à Diretoria. O ciclo se inicia no ano anterior à vigência, onde se estabelecem as entregas para o ano seguinte. Uma vez elaborado e aprovado pelo superior hierárquico, o plano passa para a fase de monitoramento sofrendo duas aferições parciais durante o ano. Ao fim do ciclo, chega-se à fase de aferição final onde há a inserção dos resultados para todas as entregas pelo gestor da unidade e a respectiva avaliação dessas entregas pelo superior imediato. Para entender melhor, acesse o Exemplo de Plano de Entrega e veja uma tela exemplo do sistema.
  6. Plano de Trabalho: Representa o planejamento mensal dos servidores da Agência. Neles estão contempladas as atividades que serão desempenhadas durante o mês e acordadas com a chefia imediata. O plano de trabalho presente no sistema Anac+ contempla um painel geral com a carga horária útil, carga horária mínima e carga horária máxima. Além disso, uma seção com as ocorrências do mês, ou seja, todos aqueles eventos cujas respectivas horas descontam da carga horária útil mensal. Atualmente somente os feriados nacionais estão contemplados de forma automática pelo sistema, os demais eventos ainda precisam ser acrescentados por cada servidor. Outra seção importante, são as atividades planejadas que contemplam todas as rotinas que serão executadas pelo servidor durante o mês. Nela são estimadas as horas previstas para a execução das atividades, prazo de conclusão e a contribuição ou não com as entregas da unidade. Por fim, há a seção de atividades em execução/concluídas que apresenta o fluxo final de inclusão dos resultados alcançados no mês, assim como as avaliações da chefia. Para entender melhor, acesse o Exemplo de Plano de Trabalho e veja uma tela exemplo do sistema.
  7. Plano de Gestão de Desempenho Individual: É um plano anual de avaliação de desempenho individual bastante customizável e flexível. O modelo se apoia em três eixos de avaliação: entregas, metas individuais, competências. As entregas se vinculam ao desempenho do servidor com as entregas presentes nos planos de trabalho durante todo o ano, ou seja, com base no histórico do desempenho dos planos de trabalho é possível avaliar o servidor. O segundo eixo se relaciona a metas individuais que podem estar ligadas ou não a entregas estratégicas (vinculadas a objetivos estratégicos) da unidade. Nesse eixo descreve a meta a ser alcançada e o indicador para sua aferição. Por fim, no último eixo, competências, é possível delimitar aquelas competências que são requeridas do servidor no ano e avaliá-las. No rol de opções, encontram-se as sete competências transversais para o setor público brasileiro.
  8. Diário de Bordo: Rotina de feedback com os servidores com vistas a registrar pontos positivos ou de melhoria durante todo o ciclo de gestão de desempenho. É atividade construtiva e visando a melhoria contínua do desempenho. Na Agência, a rotina de feedback é registrada no Diário de Bordo e contempla tanto a oferta de feedback para o servidor, mas também do subordinado para com a sua chefia.
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