Notícias
SEGURANÇA JURÍDICA
Reunião técnica da PRF4 debate estratégias de atuação da AGU
A procuradora-geral federal, Adriana Maia Venturini, abriu os trabalhos da Reunião Técnica da PRF4 em Curitiba - Foto: AscomAGU
A Advocacia-Geral da União (AGU) promove, nos dias 18 e 19 de fevereiro, a Reunião Técnica da Procuradoria Federal da 4ª Região (PRF4), na Faculdade de Direito da Universidade Federal do Paraná (UFPR), em Curitiba. O encontro reúne procuradores federais e especialistas para debater estratégias e boas práticas nas áreas de cobrança, previdenciário, administrativo e finalístico.
O evento foi aberto nesta terça-feira (18) pela procuradora-geral federal, Adriana Maia Venturini. A mesa de abertura também contou com a presença da professora doutora Melina Girardi Fachin, diretora do setor de Ciências Jurídicas da UFRP, além de representantes da PRF4 e da Procuradoria-Geral Federal (PGF).
“Este evento tem um significado especial, pois demonstra a força do trabalho conjunto da Procuradoria-Geral Federal e reforça nosso compromisso com a excelência na advocacia pública”, disse Adriana Maia Venturini. “Estarmos reunidos neste espaço histórico nos permite não apenas olhar para os desafios do presente, mas também refletir sobre o impacto da nossa atuação para o futuro.”
Superação
O anfitrião do evento, o procurador regional da 4ª Região, Melquizedek Santos Soares da Silva, enfatizou o significado especial desta edição, já que a reunião deveria ter ocorrido em 2024, mas foi adiada devido às enchentes que atingiram o Rio Grande do Sul. Ele destacou que o encontro “se reveste de um sabor especial, pois marca o período de dois anos de trabalho em uma região que apresenta complexidades das mais variadas ordens”. Para o procurador, o encontro também é especial “por materializar o sentimento de superação após os desafios vivenciados em 2024 no Rio Grande do Sul, que não foram impeditivos da nossa evolução enquanto órgãos da PGF.”
O procurador-chefe da Procuradoria Federal no Estado do Paraná, Danton de Oliveira Gomes, também ressaltou a importância do evento para a troca de experiências entre os procuradores e o fortalecimento da atuação regional: "A Reunião Técnica permitiu não apenas o aprimoramento da nossa atuação, mas também a construção de estratégias alinhadas às realidades regionais, garantindo mais eficiência e segurança jurídica."
A procuradora-chefe da Procuradoria Federal no Estado de Santa Catarina, Renata Elisandra de Araújo, destacou a importância desses momentos de integração presencial. "Nós estamos sempre nos ajudando virtualmente, mas temos poucas oportunidades de nos ver pessoalmente, e isso faz toda a diferença, pois esses encontros nos permitem trocar ideias, renovar o engajamento e voltar ainda mais motivados para replicar esse aprendizado no dia a dia", afirmou.
Debates
A programação da manhã contou com painel sobre Gestão na Procuradoria-Geral Federal, conduzido pelo subprocurador-geral federal, Igor Lins da Rocha Lourenço, que abordou desafios e perspectivas para aprimorar os trabalhos da PGF.
A tarde foi dedicada aos debates sobre temas estratégicos, incluindo a atuação da Subprocuradoria Federal de Contencioso, apresentada pela subprocuradora federal de contencioso, Renata Maria Periquito Pontes Cunha, e da Subprocuradoria de Cobrança e Recuperação de Créditos, conduzida pela subprocuradora federal de cobrança e recuperação de créditos, Renata Silva Pires de Carvalho.
Os debates trouxeram reflexões sobre a eficiência dos processos de cobrança judicial e extrajudicial e a importância da recuperação de créditos para a Administração Pública.
Outros temas de destaque foram a atuação da Corregedoria da PGF, abordada pelo corregedor Gilberto Waller Júnior; e o uso de Inteligência Artificial aplicada à PGF, apresentado pelo coordenador de gestão estratégica da PGF, Gabriel Hernan Eifer, que trouxe inovações tecnológicas que podem otimizar o trabalho da Procuradoria.
A Reunião Técnica segue nesta quarta-feira (19) com a realização de oficinas voltadas a cobrança, previdenciário, administrativo e finalístico. Os debates prometem aprofundar temas como conciliação previdenciária, estratégias de gerenciamento de contencioso e inovação na atuação da AGU.
Assessoria Especial de Comunicação Social da AGU