O Plano Safra 2025/2026 reforça o compromisso com uma agropecuária produtiva e ambientalmente sustentável, com estímulos à adoção de práticas que aliam aumento de produtividade à conservação dos recursos naturais. Produtores que mantêm o Cadastro Ambiental Rural (CAR) em situação regular e adotam boas práticas agropecuárias contam com redução na taxa de juros.
A redução poderá ser de até 1,0 ponto percentual na taxa de juro de custeio para os produtores que atendam às seguintes condições:
- CAR Ativo (0,5 ponto percentual)
Em regularização ambiental, com adesão ao PRA ou
Sem passivo ambiental ou
Sem passivo ambiental, passível de emissão de cota de reserva ambiental
- Adoção de Práticas Agropecuárias Sustentáveis (0,5 ponto percentual)
Produção orgânica
Programa Produção Integrada - PI Brasil - Mapa
Programa de Boas Práticas Agrícolas - BPA - Mapa
Produtores que já tenham obtido financiamento do Programa RenovAgro
Além disso, o governo prorrogou para o período de 1º de julho de 2025 a 30 de junho de 2026 a aplicação do desconto de 0,5 ponto percentual na taxa de juros das operações de crédito rural de custeio. A medida vale para produtores enquadrados no Pronamp e também para os demais produtores que investirem em atividades sustentáveis, com recursos equalizados e respeitados os limites definidos por cada instituição financeira para o ano agrícola.
Por meio do Programa RenovAgro, os financiamentos seguem apoiando a recuperação de áreas degradadas, a integração lavoura-pecuária-floresta, a agricultura orgânica, o uso de bioinsumos e tecnologias voltadas à redução das emissões de gases de efeito estufa. O programa também financia a recomposição de áreas de preservação permanente e reserva legal, além da geração de energia renovável nas propriedades.
O RenovAgro Ambiental passa a contemplar o financiamento para ações de prevenção e combate a incêndios, incluindo a compra de caminhões-pipa e carretas-pipa. Já o RenovAgro Palmáceas amplia o escopo do antigo RenovAgro Dendê, incorporando todas as espécies da família palmácea com foco na produção de energia, estimulando cadeias produtivas mais limpas e integradas ao desenvolvimento regional.
Outros programas de investimento, como o Inovagro, o Proirriga e o Moderfrota, também contemplam tecnologias e práticas sustentáveis, promovendo uma produção mais eficiente, responsável e alinhada às exigências ambientais.