Veja as galeria de fotos sobre o lançamento
Lançamento do livro da Rede de Parcerias promoveu encontro entre idealizadores do projeto que hoje celebra dez anos
O evento reuniu os autores que fizeram parte da construção do projeto do livro Rede de Parcerias: dez anos mudando a vida das pessoas. Ao todo, 58 autores puderam contar suas histórias e experiências ao longo dessa trajetória de uma década.
Leia o livro na versão digital
Os artigos foram selecionados por meio de edital publicado pela Diretoria de Transferências e Parcerias da União, em dezembro de 2024. Após o envio dos documentos, uma comissão avaliadora, formada por servidores da Diretoria e colaboradores da Rede, foram selecionados os textos que compuseram a primeira obra publicada pela Rede de Parcerias.
História
Assista o documentário sobre a trajetória
Criada em 2015, com formato colaborativo e de governança, a Rede de Parcerias representa o sucesso de um modelo de institucional pensado em 1967. “Esse modelo de organização matricial, com o órgão central, seccional e setorial, é uma ideia brilhante que surgiu na década de 1960 e que funciona muito bem, se bem gerido pelo órgão central”, afirmou Cristiano Heckert, ex-secretário de Gestão e idealizador do projeto Rede de Parcerias.
De acordo com o atual secretário de Gestão e Inovação Roberto Pojo, o modelo construído pela Rede é impressionante. “Nos meus 33 anos de serviço público, a Rede é o arranjo mais sensacional que a administração pública pode proporcionar. É emocionante ver a capacidade que a Rede tem de construir ligações entre pessoas no país inteiro, focadas no propósito de desenvolvimento de política pública, não importando seu pensamento ideológico”.
Para a secretária adjunta substituta de Gestão e Inovação, Regina Lemos, que conduziu o bate-papo que contou com a participação dos ex-secretários, Cristiano Heckert e Caio Castelhano, e o atual diretor de Transferências e Parcerias da União, Hugo Marques, “a construção da Rede de Parcerias é feita a partir da confiança. Por isso, tudo que é feito e proposto pela Rede e para a Rede é feito com um olhar muito cuidadoso”, afirmou Regina.
Início
O idealizador do modelo da Rede de Parcerias, o ex-secretário de Gestão, Cristiano Heckert, lembrou com carinho de como começou o projeto, em 2015. “Eu não fiz mais nada. Eu só dei a ideia e, dali para frente, o time fez tudo sozinho. E agora a gente está aqui comemorando 10 anos”, relembrou Heckert.
Sucessor na condução do projeto da Rede de Parcerias, o ex-secretário Caio Castelliano pontuou a relevância dessa construção colaborativa, que reúne estados e municípios em um formato que permite que a política pública chegue até a ponta. “A Rede é muito mais do que um sistema. É raro na administração pública algo envolver tanta gente de estado e município junto. Geralmente, a administração pública gosta muito de trabalhar com e em Brasília, mas como você faz para que isso chegue ao estado e município, para que as pessoas aprendam a usar o sistema e fazer com que a política chegue à ponta?”, ressaltou.
À frente da Diretoria de Transferências e Parcerias da União, Hugo Marques recordou sua trajetória até assumir o cargo de diretor. “Eu cheguei à Diretoria poucas semanas antes da criação da Rede de Parcerias. Então, eu literalmente vi a Rede nascer e se tornar isso que é hoje. O que eu posso dizer hoje a todos que estão aqui é muito obrigado. Obrigado por acreditar na Rede e obrigado por caminharmos juntos”, destacou o diretor.
