Notícias
PRF forma primeira turma de gestores em administração e logística
A Polícia Rodoviária Federal (PRF) formou nesta quinta-feira (13) a primeira turma do 1º Curso de Gestão em Administração e Logística (Calog). A capacitação foi realizada nas instalações da Escola Superior de Defesa, no Jardim Botânico, e qualificou 91 servidores policiais e administrativos das 27 superintendências da PRF, da UniPRF e da Sede Nacional, todos com atuação nas áreas de administração e logística.
É a primeira vez na história da instituição que gestores com larga experiência na área passam a atuar como instrutores, transmitindo conteúdos gerais e específicos, concebidos e voltados para a realidade da instituição. Antes, esse conhecimento era compartilhado apenas em reuniões e encontros temáticos setoriais. A partir de agora, cria-se um padrão e formato de ensino em conformidade com a Matriz de Ensino da instituição.
O primeiro Calog teve uma grade de 54 horas/aula, distribuídas em conhecimentos gerais nas áreas licitações e contratos; infraestrutura predial; gestão documental; logística policial; gestão patrimonial; gestão da frota; gestão orçamentária; e gestão do Sistema de Concessões de Diárias e Passagens (SCDP). Parte da carga horária foi direcionada para conhecimentos específicos nas áreas de licitações e contratos, gestão orçamentária e gestão patrimonial.
A Polícia Rodoviária Federal é reconhecida nacionalmente como referência em gestão e logística na área da segurança pública. As atas de registro de preço de suas licitações são amplamente utilizadas por diversas forças policiais para aquisições de viaturas, aeronaves, uniformes e armamentos de ponta, como a recente aquisição das armas de choque Taser 10, já em uso pelo efetivo. De agora em diante, graças ao Calog, a PRF passa a institucionalizar todo o conhecimento de anos de experiência, com vistas à transmissão e aprimoramento das futuras gerações.
Os conhecimentos compartilhados nos diversos módulos da disciplina permitirão grandes avanços em matéria de infraestrutura predial, modernização da frota, eficiência da gestão documental e de patrimônio, além do maior e mais eficiente suporte às operações policiais e demais atividades da PRF, com o incremento do apoio logístico, orçamentário e do SCDP, fundamentais para o êxito dos servidores que atuam na atividade-fim.