Notícias
Portas abertas à Colômbia
Na última terça-feira (18), a Polícia Rodoviária Federal recebeu, em Brasília, a visita de 11 Oficiais (1 Tenente-Coronel e 10 Majores) da Polícia Nacional da Colômbia (PNC), acompanhados pelo Coronel Ivan Dario Santamaria Montoya, Adido Policial da PNC junto à Embaixada da República da Colômbia em Brasília. Os policiais estrangeiros vieram ao Brasil para visitas de referência às polícias, tais como a PRF, a Polícia Federal e a Polícia Militar do Distrito Federal. Isso é feito para que possam conhecer a estrutura, funcionamento, missão, campos de ação, casos relevantes, serviço aéreo e grupos de operações das instituições brasileiras.
Durante a manhã, foram apresentadas aos visitantes as atividades executadas pela Diretoria de Inteligência e Diretoria de Operações, momento em que estiveram na Sede Nacional da PRF. Ao fim das apresentações, os participantes foram ao Hangar da instituição, localizado no Aeroporto de Brasília, onde entenderam um pouco mais sobre a Divisão de Operações Aéreas (DOA), conversaram com os pilotos e operadores e, também, tiveram a oportunidade de conhecer os helicópteros que fazem parte da frota.
Já no período da tarde, os colombianos estiveram no Comando de Operações Especializadas (COE), onde puderam ver de perto os armamentos e equipamentos utilizados pelos grupos especializados, tiveram contato com integrantes do Grupo de Resposta Rápida (GRR), conheceram a estrutura e instalação do local, tiraram dúvidas e aprenderam sobre a importância do trabalho realizado pela Polícia Rodoviária Federal no Brasil.
Além da integração e união das forças policiais com países que fazem fronteira com o Brasil, o objetivo da visita também é cumprir com a programação de educação da PNC, a qual possui em seu currículo o desenvolvimento das ascensões de Oficiais em 2023. De modo semelhante, outros grupos de policiais colombianos visitaram a PRF em 2022, sendo um grupo de Suboficiais e um de Oficiais.