Notícias
Porte ilegal de arma de fogo
PRF prende homem por porte ilegal de arma de fogo de uso restrito em Gurupi/TO
Na quarta-feira (14), a Polícia Rodoviária Federal (PRF) prendeu um homem por porte ilegal de arma de fogo de uso restrito no município de Gurupi/TO.
Por volta das 14 horas e 40 minutos, durante fiscalização no km 666 da BR-153, a equipe da PRF abordou uma caminhonete Toyota Hilux, conduzida por um homem que, ao ser questionado, afirmou não transportar nenhum item ilícito. Durante a verificação documental, o condutor informou ser CAC (Colecionador, Atirador Desportivo e Caçador), ocasião em que os policiais perceberam extremo nervosismo.
Em seguida, durante a fiscalização veicular, os policiais localizaram uma pistola Forjas Taurus G3C, calibre 9 mm, municiada, carregada e alimentada, no console central do veículo, ao lado do banco do motorista, em local de fácil visualização e acesso. A arma possuía um carregador e 18 munições. Questionado, o condutor alegou que teria esquecido o armamento no interior do veículo.
Diante da informação, os policiais realizaram busca veicular e, ao abrir o console central, localizaram uma pistola Taurus calibre 9x19mm, com 17 munições no carregador e uma munição na câmara, caracterizando arma em pronto emprego. O condutor afirmou tê-la esquecido no veículo após ter frequentado um estande de tiro dias antes.
Apesar da documentação apresentada, o porte e o transporte da arma ocorriam em desacordo com a legislação vigente.
Diante dos fatos, foi contatado o crime de porte ilegal de arma de fogo. O condutor, juntamente com a arma, o carregador e as munições apreendidas, foi encaminhada à Central de Flagrantes da Polícia Civil em Gurupi/TO.
Transporte de armas por CAC's
O transporte de armas por CACs é permitido apenas em condições específicas, como deslocamento direto para estande de tiro ou local autorizado, com a arma desmuniciada, acondicionada de forma segura e sem acesso imediato. No caso em questão, a pistola estava municiada e armazenada em local de fácil acesso, caracterizando arma em pronto emprego, o que configura porte ilegal de arma de fogo, conforme o Estatuto do Desarmamento.