Notícias
Adulteração de sinais identificadores
PRF identifica caminhão adulterado transportando 81 cabeças de gado em Guaraí
Nesta quinta-feira (22), a Polícia Rodoviária Federal (PRF) constatou a adulteração de um caminhão no município de Guaraí/TO.
Por volta das 17 horas e 05 minutos, durante fiscalização na Unidade Operacional da PRF, no km 332 da BR-153, os policiais abordaram um conjunto veicular composto por um cavalo-trator Mercedes-Benz Actros e um semirreboque boiadeiro, que transportava 81 cabeças de gado e seguia de Morro Grande/TO para Pedro Afonso/TO.
Durante a verificação, a equipe observou que a cor registrada nos sistemas da PRF constava como cinza, enquanto o veículo abordado ostentava a cor prata, o que despertou suspeitas. Na sequência, foi constatado que os QR Codes das placas não retornavam consulta, indicando possível fabricação em local não credenciado pelo Detran.
Na inspeção minuciosa dos elementos identificadores, os policiais constataram outras irregularidades, como inconsistências na gravação do Número de Identificação Veicular (NIV), além de numeração do motor divergente da placa ostentada.
Após consultas técnicas, foi identificada a placa original do veículo, pertencente a uma empresa, sem registro de furto ou roubo, constando apenas alienação fiduciária. As análises confirmaram a adulteração de sinal identificador, conduta tipificada como crime no artigo 311 do Código Penal Brasileiro.
Questionado, o condutor informou que o veículo teria sido adquirido por seu pai há cerca de um ano e afirmou desconhecer as adulterações constatadas.
Diante dos fatos, o condutor e o veículo foram encaminhados à Delegacia de Polícia Civil de Guaraí para a adoção das providências legais cabíveis.