Notícias
Embriaguez ao volante
PRF atende ocorrência de sinistro e constata embriaguez de condutor na BR-010, em Palmas/TO
Na noite desta quarta-feira (7), a Polícia Rodoviária Federal (PRF) atendeu uma ocorrência de embriaguez ao volante após sinistro de trânsito registrado no município de Palmas/TO.
Por volta das 20 horas e 19 minutos, no km 460 da BR-010, a equipe da PRF foi acionada para atendimento de um sinistro envolvendo um veículo Toyota/Etios Sedan. No local, os policiais constataram que o condutor, um homem de 40 anos, apresentava comportamento incompatível com a normalidade e visíveis sinais de alteração da capacidade psicomotora em razão da ingestão de álcool.
No momento da abordagem, o condutor já se encontrava contido por equipes da Polícia Militar e sob acompanhamento de uma equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), em razão de seu estado de agitação e desorientação. Conforme registrado no Termo de Constatação de Sinais de Alteração da Capacidade Psicomotora (TCS), foram observados sinais como odor etílico, dificuldade de controle e desorientação. Durante a verificação no interior do veículo, os policiais localizaram latas de cerveja ao lado do condutor, reforçando os indícios de consumo de bebida alcoólica.
Diante dos fatos, foi constatada a ocorrência do crime de conduzir veículo com a capacidade psicomotora alterada em razão da influência de álcool, e o condutor foi apresentado à autoridade policial competente para a adoção das providências legais cabíveis. O veículo, que se encontrava sinistrado, foi removido pela PRF ao pátio.
Embriaguez ao volante
A PRF reforça que a embriaguez ao volante é uma das principais causas de sinistros graves e mortes nas rodovias federais. A ingestão de álcool compromete reflexos, julgamento e capacidade de reação do condutor, aumentando significativamente o risco de colisões. A instituição alerta que dirigir sob efeito de álcool é crime de trânsito e coloca em risco não apenas o condutor, mas todos os usuários da via, reiterando a importância de escolhas responsáveis para a preservação de vidas.