Notícias
Operação "Produto Perigoso"
PRF e IBAMA realizam Operação "Produto Perigoso" em Guaraí/TO
Entre os dias 10 e 12 de junho de 2025, a Polícia Rodoviária Federal (PRF) e o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA) realizaram, na Unidade Operacional da PRF em Guaraí/TO, a Operação Produto Perigoso, com o objetivo de intensificar a fiscalização de veículos que transportam cargas químicas, combustíveis e outros materiais com potencial de risco.
A ação teve como foco garantir a segurança viária, proteger o meio ambiente e prevenir acidentes de grandes proporções, como explosões, vazamentos e contaminações. O transporte de produtos perigosos exige o cumprimento rigoroso de normas específicas, que vão desde a documentação e sinalização obrigatória até a verificação das condições do veículo e o treinamento adequado dos condutores.
Durante a operação, os agentes da PRF e do IBAMA fiscalizaram aspectos como:
- Regularidade da documentação da carga e do veículo;
- Condições estruturais e equipamentos obrigatórios de segurança;
- Acondicionamento correto dos produtos transportados;
- Comprovação de treinamento específico dos motoristas.
A operação reforça o compromisso dos órgãos envolvidos com a prevenção de riscos à vida humana e ao meio ambiente, por meio de ações conjuntas que asseguram o cumprimento da legislação e promovem um transporte mais seguro nas rodovias federais do Tocantins.