Notícias
SAÚDE NO TRÂNSiTO
PRF realiza comando de saúde em São Cristóvão/SE
A Polícia Rodoviária Federal (PRF) realizou, na manhã desta quarta-feira (14), um comando de saúde na Unidade Operacional de São Cristóvão, situada na BR-101. Dirigida aos motoristas profissionais, condutores de veículos de carga e de passageiros, a ação faz parte da Operação Nacional de Segurança Viária 2025 e integra o ciclo de atividades do período 2021-2030, definido pela Organização das Nações Unidas como a segunda década para ações pela segurança no trânsito.
Na oportunidade, foram ofertados, em parceria com profissionais da saúde da Secretaria Municipal de Saúde de Itaporanga d’Ajuda/SE, diversos serviços voltados à atenção da saúde e bem-estar desse público, a exemplo de aferição de pressão arterial, exames de colesterol e glicemia, testes rápidos para sífilis e HIV, hepatite B e hepatite C, além de vacinas contra influenza.
Durante a ação, foram atendidos 25 caminhoneiros. Destes, 23 atualizaram a vacinação contra influenza. Na triagem de saúde, 14 condutores apresentaram alterações na pressão arterial e receberam aconselhamento quanto à necessidade de acompanhamento médico e à adoção de hábitos saudáveis. Além disso, todos os participantes foram alertados quanto à importância do uso do preservativo como medida de prevenção às infecções sexualmente transmissíveis (ISTs), e kits com preservativos foram distribuídos, fornecidos pela Vigilância Epidemiológica.
Danilo Jesus, chefe do Núcleo de Policiamento e Fiscalização da Delegacia da PRF em São Cristóvão, ressalta a missão principal da PRF, que é a de salvar e proteger vidas, resultado que é potencializado quando as ações ocorrem de forma integrada: “Em parceria com outros órgãos é possível realizar diversas ações para garantir a segurança viária, são funções que se complementam e resultam em ganhos ainda maiores para a sociedade”. E finaliza: “A Polícia Rodoviária Federal busca não somente fiscalizar, mas orientar e cuidar dos motoristas de caminhões e de ônibus, tudo para evitar que problemas de saúde comprometam o dia-a-dia desses profissionais”.
Ingrid Ramos, coordenadora de imunização do município de Itaporanga d’Ajuda, destacou que a rotina desses profissionais pode impactar negativamente na saúde: “Correndo de um lado para o outro, não param. Muitos estão com a pressão alta devido a carga horária, às vezes eles não têm um sono de qualidade, não se alimentam de forma equilibrada, além de uma rotina de trabalhos pesada, daí eles não acabam se cuidando o quanto deveriam”. A profissional destacou, ainda, a importância da ação: “A gente vem trazer o bem-estar a essas pessoas”.
O Comando de Saúde teve o reconhecimento dos motoristas atendidos pela equipe de saúde. Exemplo disso é Jean Marques Teotônio, de 43 anos. Profissional do volante há 20 anos, ele relatou que, na correria diária da atividade, não é fácil ter tempo para cuidar da saúde e que, em uma ação como a de hoje, o atendimento é completo e rápido. Ele aproveitou para deixar um convite aos colegas de profissão: “É muito importante fazer o acompanhamento porque, na correria, não se tem tempo de fazer um exame de rotina. Aqui, nessa ação, pode ser que você descubra alguma coisa a tempo de tratar, e aí não vira uma coisa mais séria”.
Atividades preventivas no trânsito acontecem mais intensamente durante todo o mês como parte da campanha Maio Amarelo, movimento global de conscientização para a segurança viária. No Brasil, o Maio Amarelo está contido no Plano Nacional de Redução de Mortes e Lesões no Trânsito (Pnatrans), que é coordenado pela Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran), do Ministério dos Transportes.