Notícias
MEIO AMBIENTE
PRF flagra transporte irregular de carvão com alimentos em Nossa Senhora do Socorro/SE
Nossa Senhora do Socorro (SE), 17/04/2025 - Em Nossa Senhora do Socorro/SE, a Polícia Rodoviária Federal (PRF) em Sergipe flagrou, na tarde dessa quarta-feira (16), um veículo M.Benz/Accelo transportando carvão vegetal de forma irregular, juntamente com alimentos destinados ao consumo humano. O fato aconteceu mais precisamente no km 5 da BR-235, em Nossa Senhora do Socorro/SE.
A equipe PRF abordou o condutor do veículo, e, ao realizar a inspeção da carga, constatou a presença de sacos de carvão vegetal transportados com caixas de chocolate e verduras (alface, tomates, batatas, cebolas, etc.). A irregularidade no transporte caracteriza crime ambiental, pois o carvão vegetal é classificado como produto perigoso pela ANTT, devido ao risco de combustão espontânea e emissão de monóxido de carbono, além de outros perigos.
O transporte de produtos perigosos juntamente com alimentos é proibido, pois expõe a saúde pública a riscos de contaminação, tornando os alimentos impróprios para consumo.
Além disso, o condutor, um homem de 23 anos, não possuía o curso especializado para o transporte de produtos perigosos, exigido pela legislação vigente.
Diante dos fatos, foi lavrado um Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO) por crime ambiental. A carga de carvão vegetal foi transbordada e as devidas providências legais foram tomadas.