Notícias
COMBATE AO CRIME
Risco à saúde: PRF apreende alimentos sem documentação e sem controle sanitário
Na última segunda-feira (26), a Polícia Rodoviária Federal (PRF) apreendeu uma carga de extrato de tomate sem documentação sanitária no km 78 da BR-116, em Roseira/SP.
Durante a abordagem ao caminhão, o condutor não apresentou a documentação fiscal da carga nem do serviço de transporte, que tinha como origem a cidade de Bauru/SP e destino Itatiaia/RJ. Na fiscalização do compartimento de carga, foi constatado que os produtos não possuíam identificação de lote, data de fabricação e prazo de validade, caracterizando infração sanitária.
Diante dos fatos, a equipe acionou a Vigilância Sanitária de Roseira, que, mesmo após a posterior apresentação de documentação, determinou o descarte adequado dos produtos, uma vez que não havia como assegurar a integridade da carga.
Considerando a situação, a equipe da PRF escoltou o caminhão até o aterro sanitário de Cachoeira Paulista, onde foi realizado o descarte adequado. Após os procedimentos, o condutor foi liberado.
A PRF alerta que o consumo de alimentos sem identificação de lote e prazo de validade representa risco à saúde da população, pois impossibilita o controle de origem, qualidade e segurança do produto.