Notícias
PRF forma policiais em curso de socorristas promovido pelo SAMU em São Paulo
A Polícia Rodoviária Federal (PRF) em São Paulo formou na última sexta-feira (19), doze policiais no curso de formação de socorristas - nível suporte básico de vida, em parceira com o SAMU do Estado de São Paulo. O curso, com carga horária de 200 horas, teve como objetivo capacitar os policiais para atuarem como socorristas em Atendimento Pré-Hospitalar (APH) nas atividades operacionais rotineiras e nos grandes eventos nacionais e internacionais em que a PRF atua e apoia.
A capacitação também teve como finalidade reforçar a atuação dos agentes em ocorrências críticas nas rodovias e demais áreas de competência, garantindo mais eficiência e agilidade no socorro às vítimas. Além disso, em razão da elevada demanda por atendimentos pré-hospitalares e da importância de garantir mais segurança à população, a participação da PRF garante o aprimoramento das técnicas de resposta em situações de emergência.
Entre os conteúdos abordados, estiveram: atendimento pré-hospitalar, procedimentos no caso de intoxicação por fumaça, ataques de animais peçonhentos, vítimas de afogamento, intervenção em crises, assistência a pacientes especiais (crianças, idosos e gestantes), manejo de vias aéreas, ressuscitação cardiopulmonar, controle de hemorragias, atendimento a traumas, remoção de vítimas e parto emergencial.
Os policiais formados serão incluídos na Portaria Nacional de Operadores de Atendimento Pré-Hospitalar - APH ativos da PRF, reforçando a importância desse tipo de capacitação para ampliar a capacidade de resposta da instituição e salvar ainda mais vidas.