Notícias
COMBATE A EXPLORAÇÃO SEXUAL
PRF participa do Fórum Estadual de Revisão do Plano Decenal Nacional de Enfrentamento da Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes na UFRN
A PRF tem atuado diretamente no fortalecimento desses direitos por meio do projeto MAPEAR/Foto: NUCOM-RN
A Polícia Rodoviária Federal (PRF) participou, nesta quinta-feira (27), do Fórum Estadual de Revisão do Plano Decenal Nacional de Enfrentamento da Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes. O encontro ocorreu das 8h às 18h, no Auditório do Centro de Educação da UFRN, em Natal/RN.
O evento reuniu especialistas e autoridades públicas para discutir ações e elaborar propostas que reforcem as políticas de proteção à infância e à adolescência em todo o Rio Grande do Norte (RN).
A revisão é uma ação conjunta do Conselho Nacional dos Direitos das Crianças e Adolescentes (CONANDA), do Centro de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente do Rio Grande do Norte (CEDECA/RN) e do Ministério dos Direitos Humanos, com coordenação do Observatório da População Infantojuvenil em Contextos de Violência (OBIJUV), da UFRN.
A PRF tem atuado diretamente no fortalecimento desses direitos por meio do projeto MAPEAR, que está em sua 10ª edição. A iniciativa, desenvolvida em parceria com a Childhood Brasil, identifica e combate pontos vulneráveis à exploração sexual de crianças e adolescentes (ESCA) nas rodovias federais do país.
No biênio 2023/2024, foram mapeados 17.687 pontos. Desses, 807 foram classificados como críticos (4,6%), 2.566 como de alto risco (14,5%), 5.237 como de médio risco (29,6%) e 9.077 como de baixo risco (51,3%). No RN, foram identificados 287 pontos, sendo 21 de alto risco (7,32%) e 3 críticos (1,05%). Os dados completos estão disponíveis no site da PRF.