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O órgão assumiu a segurança pública da via em meados de 2018 e reduziu em 50% o roubo de veículos

PRF reduz índices de criminalidade no Arco Metropolitano

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Publicado em 29/01/2021 12h52 Atualizado em 29/12/2023 10h14
IMG_3241.JPG

A BR-493, popularmente conhecida como Arco Metropolitano, é uma rodovia federal construída no entorno da Região Metropolitana do Rio de Janeiro. O projeto inicial foi desenvolvido com a missão de desviar o intenso tráfego de veículos que atravessam a cidade do Rio de Janeiro, diminuindo os congestionamentos nas principais vias de acesso à cidade.

O trecho que liga Duque de Caxias, na Baixada Fluminense, até o Porto de Itaguaí, foi inaugurado em 2014. Há época, um convênio entre o governo federal e o governo estadual, determinou que o policiamento da rodovia ficaria a cargo das polícias estaduais do Rio de Janeiro.

O convênio durou até meados de 2018, quando o governo estadual entregou o patrulhamento da BR-493 a Polícia Rodoviária Federal, que iniciou o processo de revitalização da segurança pública da rodovia.

Após uma análise dos principais pontos críticos criminais no arco metropolitano, foi formulado um novo plano de combate a ilícitos naquele trecho. Foi decidido que a atuação da PRF iria priorizar um policiamento ostensivo estático e móvel, com finalidade criar visibilidade policial e evitar que o crime ocorresse

Com a implementação da nova politica criminal na rodovia, o índice de roubo de carga diminuiu em 21,5% do ano de 2019 para 2020, considerando os dados consolidados pelo ISP. Em relação ao número de roubo de veículos, a queda é ainda mais expressiva, de 50%. Esse percentual representa 120 carros que não foram roubados em 2020.

BR-493 2019 2020 Queda percentual
Roubo a Coletivo 28 17 -39,3%
Roubo de Carga 79 62 -21,5%
Roubo de Veículo 294 174 -50%


Para conseguir esta queda percentual de criminalidade, a PRF realiza diariamente o patrulhamento durante 24 horas na via, com ao menos três viaturas. Somado a essa rotina, há o apoio de grupos especializados da PRF, que realizam operações temáticas, como as de repressão a roubo de carga, de veículos e combate a milícia, dentre outas.

Todo o policiamento na via é baseado em informações das áreas de inteligência da própria PRF e de outros institutos parceiros, nos quais é apontado as áreas mais sensíveis. Através destes dados, é feito um mapa com a mancha criminal por tipo de ilícito e é decidido qual modalidade de intervenção deve ser feita naquele trecho, se o ideal seria um patrulhamento móvel ou estático, por exemplo.

Os índices de criminalidade nesta rodovia vem sendo monitorados de forma especial pela PRF, sendo gerados diversos indicadores para verificar a efetividade das ações postas em prática. Atualmente, os marcadores têm demonstrado a eficácia do planejamento. O mapa de calor relativo ao roubo de carga de janeiro de 2021 (atualizado até o dia 29), gerado pela ferramenta ISPGEO, ferramenta oficial de dados estatísticos de criminalidade do Rio de Janeiro, demonstra quase nenhuma atividade criminosa no arco metropolitano (trecho demarcado em azul).

Apesar de todo o incremento na área de segurança pública na rodovia BR-493, ainda há a questão crítica da falta de infraestrutura para o motorista que utiliza a via. Por não ser uma via concessionada, não há uma rede de apoio ao usuário da via. Também há falta de comércio e postos de parada para auxílio do motorista que tenha algum imprevisto durante a viagem.

Neste sentido, a PRF, iniciou este ano as obras para construção de um posto policial em Japeri. A previsão é que a inauguração seja em 14 meses. O complexo será um dos maiores que a polícia rodoviária federal já concebeu. Com capacidade para 15 a 20 policiais trabalharem por dia, a infraestrutura será blindada e possuirá cobertura nas duas faixas da rodovia, com iluminação para abordagens em qualquer horário.

O posto contará também com uma área de apoio ao motorista, para uso de banheiro e água. Além de reforçar a segurança na via, permitindo que o policial esteja a poucos minutos no caso de um acionamento de crime, a estrutura também permite apoio rápido ao usuário que em alguma eventualidade acione a PRF para acidente ou auxílio de pane no veículo.

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