Notícias
Integração
Curso de Capacitação Profissional da Força Municipal tem cerimônia de abertura no RJ
O Curso de Capacitação Profissional da Força Municipal do Rio de Janeiro teve a abertura oficial realizada, nesta terça-feira (2), em uma cerimônia na academia de formação, localizada na superintendência da Polícia Rodoviária Federal (PRF). A capacitação contará com instrutores da PRF e da Secretaria Nacional de Segurança Pública (SENASP).
O evento marcou o início do curso com mais de 280 alunos, que integrarão a Divisão de Elite da Guarda Municipal (GM-Rio) - Força Municipal. A cerimônia teve a presença do ministro da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski, do secretário Nacional de Segurança Pública, Mário Luiz Sarrubbo, do prefeito do Rio, Eduardo Paes, do diretor-geral da PRF, Antônio Fernando Souza Oliveira, entre outras autoridades.
O diretor-geral da PRF destacou a importância da iniciativa inédita em prol da segurança pública.
"Parabenizo a prefeitura e os envolvidos nesse projeto, que servirá de exemplo para todo o país. A transmissão de valores é mais importante que os conhecimentos técnicos transmitidos, onde destaco a qualidade do corpo de instrutores da PRF. Nossa instituição sente-se honrada por fazer parte dessa construção", finalizou Fernando Oliveira.
Em seguida, Ricardo Lewandowski ressaltou a integração entre a União e o município no combate à criminalidade.
"Estamos comprovando, mais uma vez, a importância e a eficácia da integração de todas as forças policiais, nos três níveis de governo, para um combate eficiente, pronto e com resultados contra a criminalidade comum e a organizada. Estamos estabelecendo um novo modelo de formação das guardas municipais. Estamos trazendo a expertise e a experiência da PRF e também da Secretaria Nacional de Segurança Pública para o treinamento dos alunos", destacou o ministro da Justiça e Segurança Pública.
Ao final, o prefeito do Rio falou sobre a formação dos agentes e a implantação da nova divisão de elite.
"A prefeitura decidiu avançar com o policiamento ostensivo municipal de maneira complementar às forças de segurança. O modelo de atuação da nossa divisão de elite foi visto, revisto e criado a partir do acúmulo de experiências da última década, com tudo que existe de mais avançado. Nas salas de aula, os alunos serão instruídos diariamente ao princípio inegociável dessa corporação: o respeito e a proteção ao cidadão honesto e trabalhador, gente do bem que quer ter assegurado o seu direito de ir e vir", disse Eduardo Paes.
Infraestrutura
A nova academia conta com 12 salas de aula, cinco dojôs, vestiários, refeitórios e um moderno estande de tiro. Com infraestrutura para treinamentos teóricos e práticos, a academia foi planejada para a capacitação e o aperfeiçoamento dos agentes.
Os alunos terão instruções de Armamento, Munição e Tiro; Técnicas de Abordagem; Técnicas de Defesa Policial; Atendimento em Primeiros Socorros; Condução Veicular Policial; Direitos Humanos; Uso Diferenciado da Força; Gerenciamento de Crises; Aspectos Legais dos Procedimentos Policiais; Oficinas de Vivência Policial; entre outras, ministradas por mais de 120 instrutores da PRF.





