Notícias
Ação Educativa
PRF promove a Operação "Rosas de Aço" no Dia Internacional da Mulher
No Domingo (08), a Polícia Rodoviária Federal (PRF) realizou a 9ª edição da operação "Rosas de Aço" alusiva ao Dia Internacional da Mulher. Os comandos ocorreram nas principais rodovias federais fluminenses e teve o intuito de conscientizar e alertar sobre o crime de importunação sexual, com especial atenção ao público feminino.
A Operação Rosas de Aço, coordenada e executada por policiais femininas, tem como foco promover ações preventivas e educativas voltadas ao combate à violência contra a mulher, contribuindo para um ambiente mais tranquilo e seguro no transcorrer da viagem. A ação se destaca como uma iniciativa voltada para reforçar a segurança das pessoas que utilizam os transportes públicos de passageiros.
Durante as abordagens, as equipes da PRF demonstraram a atenção e o acolhimento no tocante a um assunto tão sensível e importante, realizando palestras educativas de prevenção e orientação sobre o tema. Por meio dessas iniciativas, busca-se coibir práticas criminosas e dar direcionamento sobre como agir diante de situações constrangedoras.
Os comportamentos que tenham finalidade de satisfazer desejo sexual, tais como: apalpar, lamber, tocar, desnudar, masturbar-se ou ejacular em público, configuram o crime de Importunação Sexual: "praticar contra alguém e sem a sua anuência ato libidinoso com o objetivo de satisfazer a própria lascívia ou a de terceiro."



