Notícias
Serurança Viária
PRF realiza fiscalização de uso indevido do acostamento
A Polícia Rodoviária Federal (PRF) promoveu, na última sexta-feira (5), uma ação para prevenção de acidentes. A fiscalização ocorreu na Rodovia Presidente Dutra (BR-116), em Nova Iguaçu, na Baixada Fluminense.
O Grupo de Fiscalização de Trânsito e Transporte da PRF (GFT/6) realizou uma operação com o intuito de reforçar a segurança viária na BR-116, altura do km 181 (Posto 13). A ação teve início às 7h, estendendo-se por toda a manhã, durante o período de maior fluxo de veículos. O foco principal da fiscalização foi o uso indevido do acostamento, uma prática de alto risco que compromete a fluidez e é causa potencial de acidentes graves.
Durante a execução da operação, a equipe abordou diversos veículos que transitavam pelo acostamento, resultando na lavratura de 95 autos de infração. Como medida de segurança e cumprimento da legislação, oito veículos foram removidos e encaminhados ao pátio. Estes apresentavam condições inadequadas de segurança (como pneus desgastados, problemas de iluminação e mau estado de conservação) ou estavam com o licenciamento vencido.
A fiscalização ostensiva em pontos estratégicos e horários de pico é fundamental para salvaguardar vidas e garantir o fluxo viário. Ela serve como um alerta para que os condutores adotem uma postura mais responsável e cumpram as normas de trânsito, contribuindo diretamente para a redução da sinistralidade e para um ambiente de tráfego mais seguro e eficiente para toda a sociedade.
A instituição defende que a mudança de comportamento dos condutores deve ser impulsionada pelo conhecimento e pela conscientização coletiva sobre a responsabilidade de todos no uso das vias públicas.