Notícias
INSTITUCIONAL
Semana Nacional de Trânsito 2025
A Polícia Rodoviária Federal (PRF) no Piauí deu início, nesta quinta-feira (18), à Semana Nacional do Trânsito 2025, com uma programação especial realizada no Shopping Teresina. A abertura contou com a participação dos órgãos integrantes do programa vida no trânsito, que levaram ao público ações educativas voltadas para a conscientização no trânsito.
A Semana Nacional do Trânsito acontece anualmente de 18 a 25 de setembro, conforme estabelecido pelo Código de Trânsito Brasileiro (CTB), com o objetivo de incentivar a adoção de comportamentos que valorizem a vida e promovam a segurança viária.
Durante esse mesmo período, também ocorre a Semana Nacional da Mobilidade, que inclui o Dia Mundial sem Carro (22 de setembro), estimulando a reflexão sobre os meios de locomoção nas cidades e os impactos do uso excessivo de veículos no meio ambiente e na qualidade de vida da população.
O encerramento da programação será no dia 25 de setembro, às 07h, na sede da PRF , em Teresina.
Objetivos da campanha
Promover a conscientização coletiva sobre a vulnerabilidade das pessoas no trânsito e a responsabilidade de todos os envolvidos na mobilidade.
Realizar atividades educativas preventivas, voltadas à valorização da vida e à segurança viária.
Executar comandos educativos e integrados, com foco na redução de acidentes de trânsito e no aumento da percepção de segurança.
Reduzir a violência no trânsito e os custos sociais dela decorrentes, priorizando ações conjuntas entre diferentes órgãos e instituições.
Intensificar a presença da PRF e parceiros em locais e horários de maior incidência de acidentes, reforçando a fiscalização e a orientação.
Envolver condutores e pedestres nos cuidados necessários para proteção dos mais vulneráveis no trânsito, como ciclistas, motociclistas e pedestres.
Priorizar a conscientização sobre condutas de risco, como excesso de velocidade, ultrapassagem indevida, embriaguez ao volante, não uso do cinto de segurança, transporte inadequado de crianças, falta de capacete e uso de celular ao dirigir.