Notícias
NUSINT orienta servidores da PRF sobre ginástica laboral em Pernambuco
A Polícia Rodoviária Federal (PRF), através do Núcleo de Atenção à Saúde Integral do Servidor em Pernambuco (NUSINT-PE), iniciou uma série de orientações aos servidores sobre a importância dos cuidados com o corpo, relacionadas principalmente à postura no ambiente de trabalho. O atendimento teve início esta semana na sede da PRF e será realizado em toda a regional, através de visitas nas Unidades Operacionais e nas Delegacias, a partir do final de julho.
Um problema frequente observado nos trabalhadores que usam computadores é a presença de patologias em determinadas articulações, principalmente mãos, punhos, cotovelos, ombros, joelhos e coluna cervical. O ritmo excessivo de trabalho, a postura inadequada, os movimentos repetitivos e as condições físicas inadequadas dos postos de trabalho causam transtornos funcionais e mecânicos, que podem desencadear DORT (distúrbios osteomusculares relacionados ao trabalho), que são responsáveis por afastamentos temporários e até invalidez permanente dos trabalhadores. Essas tensões podem ainda ocasionar dor, fadiga, falta de atenção e queda no desempenho do trabalho.
Como medida para diminuir a fadiga e os distúrbios resultantes da má postura, como as lesões por esforço repetitivo (LER), sugere-se que sejam feitos exercícios de relaxamento e alongamento, com o objetivo de aumentar a amplitude dos movimentos e, possivelmente, prevenir câimbras, contraturas e lesões musculares ou ligamentares. A ginástica laboral é uma das grandes aliadas na prevenção das doenças ocupacionais, pois representa a combinação da atividade física que emprega exercícios de fácil execução, realizados no próprio local de trabalho, objetivando, entre outros aspectos, que o trabalhador ganhe consciência corporal e um melhor posicionamento frente aos postos de trabalho.
A prática de ginástica laboral traz como benefícios para o Departamento: redução do índice de absenteísmo, aumento na produtividade, maior integração dos trabalhadores, baixo custo de implantação, redução do afastamento do trabalhador por DORT. Para os praticantes da modalidade, os benefícios são: prevenção de DORT e lesões, diminuição das tensões generalizadas e da fadiga muscular e emocional, diminuição do estresse, melhora da postura e da condição do estado de saúde geral, reforço da auto-estima, aumento da capacidade de concentração no ambiente de trabalho, sensação de valorização, melhoria do relacionamento interpessoal e da comunicação interna.
O projeto consiste em aulas diárias, com cerca de 15 minutos de duração, com uso de exercícios posturais e de alongamento, compensatórios e de relaxamento. Os servidores, administrativos e estagiários são convidados a participar, voluntariamente, das aulas, que serão realizadas na própria sala de trabalho.