Notícias
Setembro Amarelo: PRF/PE promove palestra sobre prevenção ao suicídio
A Polícia Rodoviária Federal em Pernambuco (PRF/PE), por meio do Núcleo de Atenção à Saúde (NUAS), promoveu uma palestra sobre “Como ajudar um amigo que sofre emocionalmente”. A iniciativa faz parte das ações do “Setembro Amarelo”, campanha internacional que busca conscientizar a sociedade sobre transtornos mentais e prevenção ao suicídio.
A palestra foi ministrada pelo psicólogo Mauri Rodrigues, que levou aos presentes conceitos, emoções e suas experiências clínicas, tudo com o objetivo de mostrar a importância da empatia, da comunicação assertiva e disponibilidade para prestar a melhor forma de ajuda a quem precisa, especialmente no ambiente de trabalho.
Cerca de 30 pessoas assistiram à apresentação, entre elas o superintendente da PRF/PE, Rodrigues Silva. Chefe Substituta do NUAS-PE e também psicóloga, a PRF Fábia Kateline, frisou o lema da campanha. “Se precisar, peça ajuda! Seja para você ou para o seu colega de trabalho. É importante que vocês lembrem que existe na instituição uma equipe disposta a ajudar e a acolher quem precisa”, disse.
O suicídio é uma triste realidade que atinge o mundo todo. De acordo com a última pesquisa realizada pela Organização Mundial da Saúde - OMS em 2019, são registrados mais de 700 mil suicídios em todo o mundo, sem contar com os episódios subnotificados. No Brasil, os registros se aproximam de 14 mil casos por ano, ou seja, em média 38 pessoas cometem suicídio por dia. SE PRECISAR, PEÇA AJUDA!