Notícias
PRF realiza escolta da seleção brasileira para a AmeriCup no Geraldão
Para garantir o cumprimento de horários e deslocamentos em segurança durante grandes eventos, como a copa América de Basquete - a AmeriCup, há a necessidade de realização de escolta para as seleções, nas quais são empregadas viaturas quatro rodas e motocicletas.
E justamente essa mobilização foi vista nas ruas do bairro de boa viagem na tarde deste sábado (03). Dez motocicletas Harley-Davidson, uma viatura de resgate e duas viaturas quatro rodas foram utilizadas pela Polícia Rodoviária Federal (PRF) na escolta da seleção de basquete do Brasil para sua segunda partida no maior torneio de seleções de basquete das Américas – a AmeriCup Brazil 2022.
Realizada pela Federação Internacional de Basquete (FIBA), com a participação de 12 países, entre eles Brasil, a AmeriCup acontece no Ginásio de Esportes Geraldo Magalhães - o Geraldão - até o dia 11 de setembro. Neste segundo dia da competição, o ônibus da delegação do Brasil foi escoltado pelos batedores PRFs por um percurso de 3km, um trecho importante do tráfego na Zona Sul da cidade.
O trajeto percorrido na escolta equivale à distância do hotel onde a seleção brasileira está hospedada no bairro de Boa Viagem até o Ginásio Geraldão. Embora fosse necessário o bloqueio temporário do trânsito em alguns cruzamentos para a passagem da delegação, não foram registrados pontos de retenção de veículos.
Após a partida, na qual o Brasil venceu a Colômbia por 100 a 60, a seleção foi novamente escoltada de volta para o hotel. Nenhum incidente foi registrado durante os dois deslocamentos que foram realizados conforme o planejado e em total segurança. Até o final da AmeriCup, a PRF realizará outras escoltas, inclusive para treinos.
O que fazer ao se deparar com uma escolta policial?
O Código de Trânsito Brasileiro determina que as ordens dos agentes de trânsito tenham predominância sobre as normas de circulação, semáforos e as demais sinalizações da via.
A norma vale tanto para veículos motorizados ou não quanto para pedestres. Dessa forma, sempre que os cidadãos avistarem uma escolta, devem obedecer às ordens emanadas dos agentes, para fins de manter a própria segurança e a segurança dos demais usuários da via. Caso haja ordem de parada, ressaltamos que, inclusive os pedestres, devem se abster de cruzar as vias, mesmo que haja sinalização semafórica indicando o contrário.
Além do risco de acidentes de trânsito, a desobediência às ordens dos policiais pode sujeitar os motoristas à notificações por infrações de trânsito, como a prevista no art. 195 do CTB: “desobedecer às ordens emanadas da autoridade de trânsito ou de seus agentes”, considerada grave e que prevê multa no valor de R$195,23.
1- Motoristas devem sempre seguir em frente quando indicado pelo policial, mesmo quando a ordem for para avançar o sinal vermelho.
2- Nenhum veículo externo pode entrar no comboio escoltado pelos batedores.
3 – Pedestres também devem redobrar a atenção e ficarem atentos às orientações dos policiais que estiverem nos locais.
4 – Os agentes envolvidos atuam em todos cruzamentos de forma a deixar as passagens livres para os comboios.
Assim, reforçamos aos usuários da via que, ao se depararem com uma escolta de batedores, o cidadão deverá aguardar a passagem da comitiva, sendo o fluxo liberado tão logo o último veículo do comboio passe pelo local.