Notícias
PRF participa de workshop sobre combate ao mercado ilegal
A Polícia Rodoviária Federal (PRF) participou, nesta terça (13), do “Workshop: combate ao mercado ilegal”. Trata-se de um treinamento que tem por objetivo capacitar agentes de segurança pública na identificação de produtos contrabandeados ou contrafeitos. O evento foi realizado no 1º Batalhão de Trânsito (BPTran) da Polícia Militar de Pernambuco.
Cerca de 50 pessoas, representantes da PRF, Polícia Militar e Corpo de Bombeiros Militar, participaram do workshop. As apresentações ficaram por conta do Grupo de Proteção à Marca (BPG), da Associação Brasileira de Bebidas (Abrabe) e do Sindicato da Indústria de Condutores Elétricos, Trefilação e Laminação de Metais Não Ferrosos do Estado de São Paulo (Sindicel).
Em pauta, práticas ilegais com as quais a PRF tem rotineiramente se deparado como, por exemplo, contrabando e descaminho de bebidas, cigarros, eletrônicos, vestuário etc. Só este ano, dez pessoas foram detidas por estes tipos de crime no estado.
“Somar forças e conhecimentos com outras instituições é sempre válido uma vez que o mercado ilegal pode existir em qualquer lugar; parte desses produtos será transportada por nossas rodovias, o que exige policiais capacitados nessa identificação”, declarou o Inspetor Washington Barros, Chefe do Serviço de Operações da PRF-PE.
Encerrado o workshop, no período da tarde foi a vez da PRF colocar todo conhecimento adquirido em prática. Para isso, foi montado um comando de fiscalização na BR-232, em Jaboatão dos Guararapes, com a participação do Grupo de Fiscalização de Transporte (GFT) e do Grupo de Patrulhamento Tático (GPT) da Delegacia Metropolitana.
Além do chefe do Serviço de Operações da PRF/PE, participaram da capacitação o chefe do NPF da Delegacia Metropolitana em Recife, Cláudio Andrade, o chefe substituto do Comando de Operações Especiais de PE, Antônio Carlos Junior; e policias do COE-PE, COE-NE, GPT01-PE e GFT01-PE.