Notícias
Crime ambiental
PRF resgata quatro aves silvestres em Capanema/PA
A Polícia Rodoviária Federal (PRF) resgatou quatro aves silvestres durante fiscalização no município de Capanema, no Pará.
O primeiro flagrante ocorreu neste sábado (06), por volta das 15h30. Durante fiscalização no quilômetro 155 da BR-308, os agentes deram ordem de parada a uma motocicleta Honda/Biz, cujo condutor estava sem capacete. Na inspeção, os agentes constataram que o condutor transportava uma gaiola com uma ave da espécie Pipira Preta (Tachyphonus rufus). A ave não tinha documentação que comprovasse a sua legalidade nem anilha.
Mas tarde, por volta das 20h30, no quilômetro 154, uma nova abordagem foi realizada. Desta vez, os agentes pararam uma Honda/XRE, que estava sem placa e com o condutor sem capacete. Ele transportava duas gaiolas e, após a inspeção, os agentes constataram que se tratava de duas aves da espécie Curió (Oryzoborus angolensis). Assim como no caso anterior, elas não tinham documentação ambiental nem anilha.
No dia seguinte, domingo (07), durante fiscalização no quilômetro 153 da BR-316, os agentes abordaram uma motocicleta Honda Pop que transportava uma gaiola com um pássaro da espécie Curió (Oryzoborus angolensis), sem a documento ambiental necessária.
Em todos os casos, as aves foram encaminhadas à Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SEMMA) de Capanema/PA. Os envolvidos assinaram um Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO) e se comprometeram a comparecer em juízo, respondendo, em tese, por crime ambiental.