Notícias
Crime ambiental
PRF resgata quatro aves silvestres durante fiscalização em Marabá/PA
Na manhã desta sexta-feira (31), durante uma fiscalização no município de Marabá/PA, a Polícia Rodoviária Federal (PRF) efetuou o resgate de quatro pássaros silvestres.
Por volta das 11h, uma equipe da PRF abordou um veículo Hyundai HB20 de cor branca, que transportava um condutor e três passageiros. Durante o procedimento de fiscalização, os agentes encontraram quatro gaiolas, cada uma contendo um pássaro silvestre da espécie Oryzoborus angolensis, conhecido popularmente como Curió.
Questionado sobre a origem das aves, o condutor não comprovou a devida permissão, licença ou autorização do órgão competente para a posse das aves, além disso, as aves não possuíam anilha de identificação.
As anilhas em pássaros no Brasil têm diversas especificidades, principalmente relacionadas ao controle, monitoramento e preservação das aves. Elas são utilizadas por órgãos ambientais, criadores, pesquisadores e observadores de aves. Cada anilha contém um código único que permite identificar a ave, seu criador ou instituição responsável. Isso é essencial para a regulamentação da criação legal de pássaros.
Diante dos fatos, as aves resgatadas foram encaminhadas à Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SEMMA) de Marabá/PA e o envolvido assinou um Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO), comprometendo-se a comparecer em juízo quando solicitado, em tese, por crime ambiental.