Notícias
CRIME AMBIENTAL
PRF resgata animais silvestres, durante fiscalização em Capanema/PA
Em menos de 24h, a Polícia Rodoviária Federal resgatou 03 (três) aves silvestres, durante fiscalização no km 153 da BR-316, no município de Capanema/PA.
O primeiro resgate foi realizado na quinta-feira (27), por volta das 17h10, em abordagem de rotina a um veículo modelo Fiat Siena Fire. Duas aves da espécie Oryzoborus angolensis (conhecido popularmente como curió) estavam sendo transportados em gaiolas no interior do veículo, sem nenhum documento emitido pelo órgão ambiental responsável, que autorizasse a prática. A espécie em questão já esteve em risco de extinção e atualmente se encontra no nível de alerta com estado de conservação.
O segundo resgate foi realizado na manhã de sexta-feira (28), por volta das 08h10, em abordagem de rotina a um veículo modelo Fiat Palio. Uma ave também da espécie Oryzoborus angolensis, estava sendo transportada em uma gaiola, sem nenhuma documentação que autorizasse tal prática.
As aves resgatadas foram encaminhadas à Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade do Pará – (SEMAS), a fim de que fossem realizados os procedimentos cabíveis. Os responsáveis assinaram Termos Circunstanciados de Ocorrência (TCOs) e se comprometeram a comparecer em juízo quando solicitado, em tese, por crime ambiental.
Segundo dados oficiais da PRF, cerca de 85 % dos resgates de animais silvestres e exóticos, realizados no Pará pela instituição, foram realizados na BR-316 em 2023. A PRF no Pará tem intensificado as fiscalizações no intuito de coibir crimes ambientais na rodovia federal.