Notícias
Quatro veículos são recuperados durante o fim de semana no Maranhão
No sábado (17), por volta das 12h35, uma equipe da Polícia Rodoviária Federal (PRF) realizava comando de fiscalização no km 14 da BR-135, em São Luís (MA), quando deu ordem de parada a um veículo. Durante a abordagem, foram observados indícios de adulteração nos elementos identificadores.
Após consulta aos sistemas informatizados da PRF, foi verificado que o veículo possuía registro de roubo em São João de Meriti (RJ), ocorrido em 22 de novembro de 2025. O condutor informou que teria alugado o automóvel.
Diante dos fatos, o veículo e o condutor foram encaminhados à Polícia Civil de São Luís (MA) para os procedimentos cabíveis, por, em tese, adulteração de sinal identificador de veículo automotor.
Ainda no sábado, por volta das 18h30, uma equipe realizava deslocamento administrativo na área urbana do município de Carolina (MA) quando visualizou uma motocicleta estacionada em via pública sem placa de identificação.
Durante a identificação veicular, constatou-se adulteração na numeração do motor, em padrão divergente do original da montadora. O veículo foi apreendido e apresentado à Polícia Civil de Carolina (MA). A ocorrência, a princípio, enquadra-se no crime de adulteração de sinal identificador de veículo automotor, previsto no artigo 311 do Código Penal.
No domingo (18), por volta das 10h45, a mesma equipe realizava deslocamento administrativo quando, ao passar pela Avenida Brasil, em Carolina (MA), visualizou uma motocicleta estacionada em via pública com placa em desacordo com o CONTRAN.
Após a identificação veicular, foram constatados indícios de adulteração nos elementos identificadores. O proprietário informou que havia adquirido o veículo em 2023 pelo valor aproximado de R$ 13.000,00.
Ele foi conduzido à Polícia Civil de Carolina (MA), e a motocicleta foi apreendida e apresentada para as providências cabíveis. A ocorrência, a princípio, também caracteriza adulteração de sinal identificador de veículo automotor (art. 311 do CP).
Ainda no domingo, por volta das 14h, a equipe realizava deslocamento administrativo pela Avenida Vitorino Freire, em Carolina (MA), quando visualizou uma motocicleta estacionada na área externa de uma residência em construção.
Após consulta aos sistemas da PRF, foi constatado que o veículo possuía registro de roubo em Balsas (MA), datado de 27 de agosto de 2010.
O atual proprietário se apresentou e informou que havia adquirido a motocicleta há cerca de quatro anos, pelo valor aproximado de R$ 2.500,00. Ele foi conduzido à Polícia Civil de Carolina (MA), e o veículo foi apreendido e apresentado para adoção das providências de alçada. A ocorrência, a princípio, caracteriza o crime de receptação, previsto no artigo 180 do Código Penal.

