Notícias
PRF captura cinco fugitivos da Justiça durante o Carnaval no Maranhão
Durante o Carnaval de 2026, a Polícia Rodoviária Federal (PRF) manteve fiscalização intensificada nas rodovias federais do Maranhão e, como resultado das abordagens e consultas rotineiras aos sistemas de segurança, cumpriu cinco mandados de prisão em diferentes pontos do estado. As ações ocorreram ao longo do período festivo e resultaram na captura de pessoas procuradas pela Justiça por crimes diversos, incluindo delitos graves.
A primeira ocorrência foi registrada no domingo de Carnaval (15), por volta das 14h25, no km 14 da BR-135, em São Luís (MA). Durante fiscalização de rotina, uma equipe da PRF abordou uma motocicleta que trafegava de forma irregular. Ao realizar consultas nos sistemas de segurança, os policiais constataram a existência de um mandado de prisão definitiva decorrente de condenação transitada em julgado pelo crime de estupro de vulnerável (art. 217-A do Código Penal). O homem, de 41 anos, foi condenado a 31 anos, 3 meses e 10 dias de reclusão, em regime fechado, conforme decisão da 2ª Vara de Itapecuru-Mirim - Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA). Ele foi encaminhado à Delegacia de Polícia Civil da Cidade Operária (DECOP), em São Luís.
Na tarde do dia seguinte, 16 de fevereiro,na altura do km 316 da BR-230, em São Raimundo das Mangabeiras (MA), a PRF atendia um sinistro de trânsito com vítima fatal quando, durante a coleta de dados para elaboração do Laudo Pericial de Sinistro de Trânsito, identificou que o motorista da empresa funerária responsável pela remoção do corpo possuía mandado de prisão em aberto. O homem, de 52 anos, era procurado por débito alimentar no valor de R$ 52.790,05, conforme mandado expedido pelo Juízo Único de Itacajá, do Tribunal de Justiça do Tocantins. Ele foi detido e conduzido à Delegacia de Polícia Civil de São Raimundo das Mangabeiras (MA).
Na noite de terça-feira de Carnaval (17), no km 85 da BR-135, em Itapecuru-Mirim (MA), durante procedimento de fiscalização de trânsito, a equipe abordou um veículo de passeio e, após consulta aos sistemas informatizados, verificou a existência de mandado de prisão em aberto contra um passageiro de 36 anos. A ordem judicial foi expedida pela Vara da Família de Timon (TJMA), em razão de dívida de alimentos. O homem afirmou ter conhecimento da situação, mas declarou acreditar que a pendência já estaria resolvida. Ele foi encaminhado à Delegacia de Polícia Civil para as providências cabíveis.
Já na quarta-feira de cinzas (18), por volta das 23h50, no km 300 da BR-226, em Barra do Corda (MA), durante fiscalização de trânsito, a PRF abordou um veículo de passeio e constatou mandado de prisão preventiva contra o condutor, de 39 anos. A ordem havia sido expedida em novembro de 2025 pela 2ª Vara do Tribunal do Júri de São Luís (TJMA), pelo crime de homicídio qualificado. O foragido foi encaminhado à Delegacia de Plantão da Polícia Civil em Barra do Corda.
A quinta prisão ocorreu na madrugada de quarta-feira para quinta-feira (19), novamente no km 14 da BR-135, em São Luís. Durante abordagem a um veículo de carga, os policiais identificaram que um homem de 21 anos possuía mandado de prisão preventiva pendente de cumprimento, expedido pela 2ª Vara de Camapuã, do Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul, pelo crime de estupro de vulnerável (art. 217-A do Código Penal). Ele era procurado pela Justiça do Mato Grosso do Sul desde agosto de 2025. Após a confirmação, ele foi conduzido e apresentado na 12ª Delegacia de Polícia Civil de São Luís.
As ocorrências demonstram que, mesmo em meio ao intenso fluxo de veículos característico do período carnavalesco, a PRF manteve fiscalização rigorosa e integrada aos sistemas de segurança pública, garantindo não apenas a segurança viária, mas também a segurança pública.