Notícias
PRF amplia acordos de cooperação técnica com municípios
A Polícia Rodoviária Federal (PRF) em Goiás deu continuidade à formalização de acordos de cooperação técnica com municípios goianos. A cidade de Rio Verde foi a segunda do estado a aderir à iniciativa, que busca fortalecer a segurança pública por meio da integração de informações, ferramentas e plataformas.
Antes da assinatura oficial do acordo, foi realizado um período de testes de aproximadamente 45 dias, durante o qual a resposta das forças envolvidas demonstrou resultados positivos. Veículos como carros, motocicletas e até bicicletas furtadas foram recuperados já no dia seguinte às ocorrências, mostrando a eficácia da atuação conjunta.
O Acordo de Cooperação Técnica (ACT) tem por objeto a colaboração mútua e o intercâmbio de dados, informações e sistemas, além do compartilhamento de conhecimento. A iniciativa visa à atuação integrada entre os partícipes, contribuindo para o desenvolvimento do Sistema Único de Segurança Pública (SUSP), da Política Nacional de Segurança Pública e Defesa Social (PNSPDS) e do Plano Nacional de Redução de Mortes e Lesões no Trânsito (PNATRANS), por meio de procedimentos de cooperação técnica relacionados à segurança pública e viária.
Com presença estratégica nas rodovias federais que cortam diversos municípios do estado, a PRF realiza milhares de abordagens diariamente. Com a cooperação, a troca de dados com guardas municipais e outros órgãos de segurança potencializa o enfrentamento a diferentes tipos de crimes e amplia a eficiência das fiscalizações.
O objetivo é expandir o modelo para outras cidades, ampliando a rede de cooperação e garantindo maior proteção à sociedade. A assinatura oficial do acordo com o município de Rio Verde ocorreu nesta sexta-feira, dia 19, na sede da PRF em Goiânia.