Notícias
PRF prende foragido que supostamente engoliu drogas em Linhares/ES
Em um certo momento da viagem, os policiais escutaram uma conversa entre dois indivíduos, nas últimas cadeiras do ônibus, e um deles falava que já tinha passagem pelo sistema prisional, pelo motivo de homicídio, e que estava indo para o presídio de Linhares se apresentar, tendo em vista não ter voltado na data marcada após ter saído em regime semiaberto. Os policiais verificaram, também, uma movimentação estranha do cidadão citado, a cena se repetia: ele se levantava, andava dentro do veículo, parecia estar se contorcendo, e sentava de novo.
Os policiais informaram à UOP (Unidade Operacional) da PRF/Linhares a situação e que iriam proceder a abordagem do suspeito em frente ao posto mencionado. Quando o ônibus estava próximo ao destino, onde os policiais iriam executar a abordagem, o indivíduo, de forma rápida e inesperada, entrou no banheiro do ônibus. Em ato contínuo, os policiais ordenaram que o homem saísse do banheiro.
O mesmo demorou alguns instantes para abrir a porta do banheiro. Nesse momento, o ônibus já estava em frente à UOP, quando a equipe de plantão realizou a abordagem do indivíduo citado.
O homem, de 40 anos, foi identificado e a PRF descobriu que ele recebera autorização para saída temporária do presídio de Linhares e não retornou dentro da data limite. Ele e sua sacola foram revistados, mas não houve identificação de ilícito.
No entanto, como descumpriu a autorização de saída, a PRF fez contato com a Polícia Civil, que pediu para que a entrega do homem fosse diretamente para o presídio.
De forma integrada com a SEJUS, o homem foi conduzido ao presídio. Antes da entrada, o homem foi submetido ao raio X. Durante exame, foi identificada uma quantidade de objetos no estômago do conduzido, com características de droga.
Com base nessas informações, o homem foi colocado na viatura e conduzido para o Hospital Geral de Linhares, sob sinalização de emergência e em velocidade rápida, devido ao risco de vazamento da substância no estômago e a iminência de evacuação do produto.
No hospital o homem foi medicado e a PRF e a SEJUS ficaram aguardando o preso expelir os produtos ingeridos. Mais de 10 horas depois, o homem deu sinais de evacuação e foi levado ao banheiro. Expelidos os produtos, o material foi recolhido e submetido ao exame para identificar sua composição.
Por fim, foi verificado que o indivíduo é viciado em cigarro e havia engolido cerca de 500g de fumo, objetivando retornar ao presídio e ter cigarros de palha para fumar. Era fumo de rolo que ele havia engolido.
Como o fato não é considerado ilícito, o homem teve seu retorno para o presídio, respondendo somente pelo atraso no retorno da saída temporária.