Notícias
Superintendente Executivo busca capacitação de servidores para operação de drones na PRF no ES
A partir da esquerda, Cel BM Bubach, Inspetora Nádia Paixão, Inspetor Emerson Milanezi e Sgt BM Barros.
O Superintendente Executivo da Polícia Rodoviária Federal no Espírito Santo (PRF-ES), Inspetor Emerson Milanezi, reuniu-se com o Coronel Bombeiro Militar Bubach, Gerente da Secretaria de Estado da Segurança Pública do Espírito Santo (SESP-ES), para tratar detalhes técnicos para disponibilização de curso de operador de drones, voltado para servidores da PRF no ES.
O encontro aconteceu na sede da Subsecretaria de Inteligência, na SESP-ES, na manhã desta sexta (30), e teve a participação da Inspetora Nadia Paixão, chefe do Núcleo de Segurança Viária da PRF-ES, e do Sargento Bombeiro Militar Barros.
A capacitação pretendida visa habilitar os servidores da PRF como pilotos de drones para apoio em operações policiais. A habilitação é obrigatória para pilotar drones com mais de 25 quilos.
A PRF no ES adquiriu recentemente um drone, que será usado em operação piloto no estado a partir de 2023, servindo a capacitação e as operações como teste para implantação nas unidades policiais capixabas.
A necessidade constante de inovação de procedimentos policiais e de desenvolvimento de novas competências aos servidores da Polícia Rodoviária Federal, alinhado ao fato da crescente importância na utilização de drones pelas forças policiais com os objetivos de otimizar as ações de policiamento, fiscalização, perícia e de garantir maior segurança aos agentes policiais durante atividades de inteligência e de corregedoria.
Com a publicação da Resolução Contran nº 909, de 28 de março de 2022, a qual consolida normas de fiscalização de trânsito por intermédio de videomonitoramento, nos termos do § 2º do art. 280 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), a autoridade ou o agente da autoridade de trânsito, exercendo a fiscalização remota por meio de sistemas de videomonitoramento, poderão autuar condutores e veículos, cujas infrações por descumprimento das normas gerais de circulação e conduta tenham sido detectadas "online" por esses sistemas.