Notícias
PRF prende motorista que adulterou placas e evadiu de pedágio na BR-060
A Polícia Rodoviária Federal (PRF) prendeu um caminhoneiro na tarde desta sexta-feira (6), na BR-060, próximo à Unidade Operacional do Recanto das Emas. O homem foi detido por adulterar os sinais de identificação do veículo e por crime ambiental, já que o veículo estava com a descarga livre.
A equipe da PRF foi acionada pela central de informações após denúncia de que o caminhão havia passado pela praça de pedágio sem efetuar o pagamento. Imediatamente, os policiais iniciaram as buscas e localizaram o veículo, realizando a abordagem.
Durante a fiscalização, a equipe constatou que a placa dianteira do caminhão estava obstruída pela grade frontal, que havia sido propositalmente posicionada para baixo a fim de esconder a identificação. As placas traseiras, por sua vez, estavam cobertas por uma espessa camada de barro, tornando os caracteres totalmente ilegíveis. Questionado, o condutor confessou que aplicou o barro de forma intencional, com o objetivo de evitar a identificação ao não pagar a tarifa do pedágio.
Além das fraudes nas placas, os policiais identificaram uma grave infração ambiental. O caminhão estava com o duto de conexão do sistema de catalisador desconectado, operando com “descarga livre”. Essa alteração faz com que os gases poluentes sejam lançados diretamente na atmosfera, em total desacordo com a legislação ambiental vigente.
Diante dos fatos, o motorista foi autuado pelas infrações de trânsito e recebeu voz de prisão. Ele foi encaminhado à delegacia da Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF), onde responderá pelos crimes de adulteração de sinal identificador de veículo automotor, previsto no Artigo 311 do Código Penal, e de poluição, conforme a Lei de Crimes Ambientais (Lei nº 9.605/98).