Notícias
PRF lança projeto de educação para o trânsito em escola de Goiás
A Polícia Rodoviária Federal (PRF) lançou o projeto pedagógico “Educar PRF” na Escola Municipal Abdon Elias, em Santo Antônio do Descoberto, GO, nesta semana. O lançamento, que contou com a assinatura do termo de adesão pela superintendente da PRF no DF, tem o objetivo de promover a segurança viária e a cidadania na comunidade escolar.
O Educar PRF é um projeto nacional de educação para o trânsito, realizado em parceria com escolas e secretarias de educação, que promove a discussão sistematizada da temática do trânsito. Seu plano pedagógico foi desenvolvido em conjunto com educadores de diversas partes do Brasil, o que resultou em um projeto democrático, robusto e de fácil implementação para as escolas. O projeto pode ser aplicado em todos os níveis escolares, desde a Educação Infantil até a Educação de Jovens e Adultos (EJA), e busca atingir não apenas os alunos, mas também professores, colaboradores e a comunidade.
Estiveram presentes no evento a superintendente da PRF no DF, Adriana Pivato; o diretor de Tecnologia da Informação e Comunicação da PRF, Joedson Camilo; prefeitos; diretores de escolas; e o secretário de Educação do município. Na ocasião, a superintendente destacou a importância da iniciativa.
De acordo com a superintendente, o projeto tem o objetivo de promover a discussão sistematizada da temática trânsito dentro das escolas. “O Educar PRF abrange escolas e trabalha com crianças, professores e toda a sociedade em uma educação segura, em que todos têm direitos e deveres. Assim, conseguimos construir uma sociedade mais justa, mais segura, com uma mobilidade melhor, protegendo vidas”, destacou Pivato.
A PRF também levou motocicletas para exposição e apresentou o trabalho do Grupo de Operações com Cães (GOC). As crianças puderam acompanhar de perto demonstrações da atuação dos cães farejadores, vivenciando na prática como os animais são treinados e utilizados em ações operacionais. A iniciativa aproximou ainda mais a instituição da comunidade escolar, fortalecendo vínculos e despertando o interesse dos alunos pela segurança pública.