Notícias
INCLUSÃO
Solenidade marca criação do Comitê Rede de Amigos dos Autistas
Nesta terça-feira (3), Dia Internacional da Pessoa com Deficiência, a Polícia Rodoviária Federal no Distrito Federal (PRF-DF) participou da solenidade de assinatura do Protocolo de Intenções do Comitê Rede de Amigos dos Autistas. O evento foi realizado na Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF) e contou com a presença da superintendente da PRF no DF, Adriana Pivato, e do presidente da Subcomissão de Direito dos Autistas da PRF-DF, Fernando Cotta.
A cerimônia, convocada pelo deputado distrital Eduardo Pedrosa, foi uma iniciativa da PRF-DF, por meio de sua Subcomissão de Direito dos Autistas, e reuniu representantes de órgãos e entidades engajados na inclusão e no acolhimento de pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA).
Durante o evento, Eduardo Pedrosa, autor da Lei Mães Atípicas, que instituiu o programa "Cuidando de quem cuida" — voltado para o apoio e orientação psicossocial às mães de crianças com necessidades específicas —, agradeceu à PRF pela iniciativa que resultou na criação do Comitê Rede de Amigos dos Autistas.
“Essa não é uma pauta de A ou B, é uma pauta de todos nós, cidadãos brasileiros. As pessoas estão precisando de atendimento, de suporte e de ter seus direitos garantidos”, afirmou o deputado. Ele também ressaltou a necessidade de ações contínuas: “É muito bonito celebrar uma data como essa com iniciativas relevantes, mas o mais importante é trabalhar todos os 365 dias do ano pelo respeito às pessoas. Criar leis é essencial, mas precisamos cobrar sua regulamentação e garantir que elas cheguem a quem realmente necessita.”
Na ocasião, o PRF Fernando Cotta foi agraciado com a Medalha de 30 Anos de Bons Serviços na Polícia Rodoviária Federal, em reconhecimento à sua dedicação à instituição, especialmente pelo trabalho incansável na defesa dos direitos das pessoas com autismo.
A superintendente Adriana Pivato destacou o protagonismo da PRF no Distrito Federal no que diz respeito à causa autista. “É uma grande honra saber que a PRF no Distrito Federal tem sido referência nesse trabalho tão importante para a sociedade. O Fernando Cotta tem desempenhado um papel fundamental nessa luta e tem todo o nosso apoio para continuar com esse projeto que só engrandece a nossa instituição e contribui para a construção de uma sociedade mais inclusiva”, afirmou Pivato.
Ela ainda reforçou a importância da colaboração interinstitucional: “Unir esforços com outros órgãos e instituições evidencia que nosso propósito é exatamente este: inclusão e acolhimento. Nosso objetivo é entregar à sociedade um trabalho eficiente, pautado no respeito e na verdadeira inclusão”, concluiu.