Notícias
Combate a crimes fiscais
Pela segunda vez em quatro dias, PRF apreende álcool hidratado usado em sonegação fiscal no Ceará
A Polícia Rodoviária Federal (PRF) apreendeu mais uma carga de álcool hidratado que estava sendo desviada do seu destino fiscal na tarde deste domingo (25), em Caucaia (CE). Nesta ocorrência, foram apreendidos 44.649 litros do combustível que deveria estar sendo levado para Paulínia (SP), com um detalhe curioso: as duas cargas irregulares apreendidas esta semana tinham origem na mesma empresa com sede em Campo Alegre (AL). Em quatro dias a PRF apreendeu mais de 80 mil litros de álcool hidratado.
Às 15h de hoje, no quilômetro 390 da BR-020 em Caucaia, uma equipe de policiais rodoviários federais abordou uma composição de caminhão com dois semirreboques apropriados para o transporte de combustíveis. Em consulta ao documento fiscal da mercadoria transportada, os policiais identificaram que a carga de 44.649 litros de álcool hidratado (utilizado como combustível em automóveis) deveria estar sendo transportada para o interior de São Paulo, mas estava sendo desviada para Fortaleza (CE).
Essa prática tem como objetivo sonegar os impostos e tributos incidentes sobre a mercadoria, o que causa esvaziamento e prejuízo para os cofres públicos. O motorista confirmou aos policiais que saía de Campo Alegre com destino à capital cearense, onde seria informado do local exato da descarga. Esta havia sido a mesma narrativa oferecida pelo motorista do caminhão apreendido com 36.180 litros de álcool na quinta-feira. Ao todo, a PRF apreendeu 80.829 litros de álcool hidratado em quatro dias.
O caminhão e o combustível foram encaminhados à Secretaria da Fazenda do Ceará.