Notícias
Atuação integrada entre a PRF, Polícia Civil e PM resulta na recuperação de veículos adulterados no Ceará
A atuação integrada entre a Polícia Rodoviária Federal (PRF), a Polícia Civil (PCCE) e a Polícia Militar do Ceará (PMCE) resultou, nessa segunda-feira (29), na recuperação de dois veículos com registros de roubo e sinais de adulteração, durante ações distintas realizadas nos municípios de Fortaleza e Tabuleiro do Norte. As ocorrências envolveram fiscalizações técnicas, identificação veicular especializada e consultas a sistemas informatizados, que possibilitaram confirmar a procedência ilícita dos automóveis.
Por volta das 18h, equipes da PRF atuaram em conjunto com policiais do Comando de Policiamento de Rondas de Ações Intensivas e Ostensivas (CPRaio) da PMCE durante a fiscalização de um automóvel modelo Fiat Argo Drive, no bairro Cidade dos Funcionários, em Fortaleza. O veículo apresentava inconsistências em seus elementos identificadores e, após vistoria minuciosa realizada pelos policiais rodoviários federais, foram constatados indícios de adulteração e clonagem, uma vez que ostentava placas registradas no estado de São Paulo com o objetivo de ocultar sua procedência ilícita.
A partir de consultas aos sistemas informatizados da PRF, foi possível identificar o veículo original, que possuía registro de roubo ocorrido em Fortaleza, no início do mês. O condutor, um homem de 22 anos, foi detido e conduzido, juntamente com o veículo recuperado, a uma delegacia da Polícia Civil, onde foram adotadas as providências cabíveis pelos crimes, a princípio, de receptação e adulteração de sinal identificador veicular. O automóvel permaneceu apreendido para identificação e posterior devolução ao legítimo proprietário.
Algumas horas antes, por volta das 16h, outra equipe da PRF havia sido acionada para prestar apoio a agentes da Polícia Civil em uma ocorrência em andamento, em uma oficina mecânica, no município de Tabuleiro do Norte. Durante a identificação veicular, os agentes constataram que um automóvel modelo Toyota Corolla possuía sinais de adulteração e registro de roubo ocorrido no estado da Bahia. Diante da constatação, o veículo foi encaminhado à delegacia municipal para os procedimentos legais relacionados aos crimes, em tese, de adulteração de sinal identificador veicular e receptação.
A integração entre a PRF, a Polícia Civil e a Polícia Militar do Ceará tem papel decisivo no enfrentamento aos crimes relacionados à receptação e à adulteração veicular. A atuação conjunta possibilita o compartilhamento ágil de informações e o uso coordenado de sistemas informatizados e bancos de dados integrados, fundamentais para a identificação de veículos roubados ou furtados que circulam com sinais de adulteração (clonagem). Esse trabalho articulado amplia a capacidade de resposta do Estado, fortalece a repressão qualificada a esses crimes e contribui diretamente para a redução da criminalidade patrimonial. Somente em 2025, a PRF já recuperou mais de 170 veículos com registros de roubo ou furto em todo o Ceará.
