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FISCALIZAÇÃO

Quase 700 toneladas de excesso peso retiradas de circulação das rodovias federais durante operação de fiscalização de trânsito na Bahia

Com foco na preservação de vidas, os Grupos de Fiscalização de Trânsito e Transporte (GFT) da PRF promoveram, por todo o país, a padronização de procedimentos na vigilância do trânsito visando a redução de acidentes.
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Publicado em 15/06/2021 10h09 Atualizado em 28/12/2023 14h47
Quase 700 toneladas de excesso peso retiradas de circulação das rodovias federais durante operação de fiscalização de trânsito na Bahia

Quase 700 toneladas de excesso peso retiradas de circulação das rodovias federais durante operação de fiscalização de trânsito na Bahia

Desde o dia 31 de maio, a Polícia Rodoviária Federal (PRF) promove o I Exercício Nacional de Prontidão dos Grupos de Fiscalização de Trânsito e Transporte (GFT). A mobilização, que finalizou no dia 13 de junho, priorizou o caráter preventivo, com foco na preservação de vidas, tendo em vista que a fiscalização é um dos pilares para a redução dos acidentes de trânsito.

Aqui na Bahia, as atividades aconteceram nas dez delegacias espalhadas em todas as regiões do estado e contou com o emprego de 160 policiais que possuem um vasto conhecimento da legislação nacional e internacional e que atuam na fiscalização de trânsito em nível avançado.

Os ônibus e caminhões, por conta de suas dimensões e até mesmo do tipo de carga transportada, possuem grande potencial lesivo quando se envolvem em acidentes e por isso tiveram uma atenção especial durante as abordagens.

As operações envolveram a inspeção nos transportes: coletivo de passageiros, escolar, de cargas superdimensionadas e/ou indivisíveis e seus veículos de escolta, de cargas especiais e de produtos perigosos. Também foram verificados veículos com excesso de peso e dimensão e o tempo de direção do motorista profissional, sem deixar de lado todas as outras infrações de trânsito dispostas no Código de Trânsito Brasileiro (CTB).

Medidas para salvar vidas

Os esforços do policiamento qualificado resultaram na fiscalização de 3.275 veículos e 3.309 pessoas. Foram recolhidos também 815 documentos que não estavam em conformidade com as normativas.

No exercício, a PRF também emitiu 15 autos de infração para motociclistas ou passageiro sem capacete. Perigo também geraram os 43 motoristas que usavam o celular enquanto dirigiam. Obrigatório não só para o motorista, mas também para todos os ocupantes do veículo, o cinto de segurança, ou melhor, o não uso dele gerou mais de 174 autuações. Quando o alvo das fiscalizações foi a criança sem cadeirinha, 35 autos foram emitidos.

Além disso, 15 condutores autuados por alcoolemia ao volante e 195 realizaram ultrapassagens indevidas.

No total, 286 veículos foram recolhidos ao pátio da PRF, por diferentes irregularidades seja na documentação, ou no estado de conservação e até ausência de equipamentos obrigatório.

Excesso de peso

No decorrer da operação, entre 31 de maio e 13 de junho, mais de 690 toneladas de excesso de peso (690.334 quilos) foram retiradas de circulação.

A PRF nos últimos anos intensificou a fiscalização dos veículos de transporte de cargas com o objetivo de coibir condutas irregulares na execução desse tipo de transporte e possíveis ilícitos criminais, contribuindo assim para a fluidez do trânsito, conservação do pavimento asfáltico da rodovia e segurança dos usuários nas rodovias federais.

Com vistas a auferir mais lucros, muitas empresas acabam colocando toneladas de excesso de peso nos caminhões, inclusive, ajustam as carrocerias para carregar mais mercadorias. Estudos apontam que o excesso de peso diminui em 50% a vida útil das estradas. Os danos causados ao pavimento deixam trilhas de rodas ou afundamento do asfalto, que interferem na dirigibilidade de veículos de passeio, como automóveis e motocicletas.

Entre os principais problemas ocasionados pelos veículos com carga acima do permitido está a elevação dos poluentes na atmosfera, causados pelo aumento do consumo de diesel. Essa conduta causa ainda desgaste mais rápido nos veículos, principalmente pneus, suspensão, feixes de mola e até empenamento do chassi.

Lei do descanso

Também chamada de “Lei dos caminhoneiros”, a normativa prevê o intervalo de descanso obrigatório de motoristas de caminhão, ônibus e vans. O descanso é de 11 horas a cada 24 horas trabalhadas.

E foi através do cronotacógrafo (equipamento de uso obrigatório) que autuamos 335 motoristas que estavam descumprindo a Lei do Descanso.

Para cumprir prazos predeterminados ou até faturar um extra no final de cada viagem, alguns motoristas profissionais infringem a lei e para isso até fazem uso de drogas para suportar longas jornadas ao volante.

E nesta operação, apreendemos um total de 75 comprimidos de anfetaminas, mais conhecida por rebite.

A substância é um estimulante do sistema nervoso central e faz com que o cérebro trabalhe mais depressa e cause nas pessoas a falsa impressão de diminuição da fadiga (perda de sono) e de aumento da capacidade física e mental.

O efeito estimulante dessa droga passa em algumas horas, podendo causar depressão, angústia e perda de energia.

Nunca é demais enfatizar que o uso não autorizado e descontrolado de “rebites” por motoristas é um fator que coloca em risco a segurança de todos que trafegam pelas rodovias federais do país, por isso, estaremos sempre coibindo com muito rigor tal prática.

Segurança viária

Com essas ações para salvar vidas, a PRF alinha-se à promoção da Segunda Década de Ação pela Segurança no Trânsito 2021-2030, proposta pela Organização das Nações Unidas, na qual os países signatários, dentre eles o Brasil, se comprometem a reduzir a violência no trânsito.

Para visualizar o vídeo da operação, CLIQUE NO LINK: https://youtu.be/I8Y6b9IMwJg

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