Notícias
INSTITUCIONAL
GOC-BA realiza visita técnica e ambientação a militares do 6º Batalhão de Polícia do Exército em Salvador (BA)
Na última sexta-feira (25), os PRFs Gomez e Armede realizaram uma ambientação sobre cinotecnia para alunos do curso do Estágio de Adestramento e Emprego de Cães de Guerra. A visita ocorreu nas dependências do 6º Batalhão de Polícia do Exército, em Salvador (BA).
Durante a ambientação, o PRF Gomez, que possui anos de experiência na área, tratou de temas relacionados à cinotecnia, repassando técnicas como adestramento, guarda e operações, que iniciam na seleção do animal com perfil desejado, passando pelo treinamento até o modo de trabalho ideal. Ele ressaltou também que os animais precisam ser dóceis e bastante sociáveis, mas ao mesmo tempo são treinados para agir na detecção de ilícitos.
A cinotecnia é a área do conhecimento relacionada à criação, manejo e treinamento de cães para tarefas específicas como a atividade policial, por exemplo. No curso de Cinotecnia Policial da PRF, os alunos absorvem conhecimentos teóricos e práticos no combate ao tráfico de drogas, armas e munições, focando além da formação de cinotécnicos, na especialização em fiscalização avançada.
A PRF ressalta que o uso de cães de detecção se tornaram cruciais nas operações policiais, uma vez que o animal consegue detectar a presença de drogas, armamentos, munições e até de dinheiro escondidos em compartimentos ocultos ou de difícil acesso.
A iniciativa reforça a cooperação entre as forças de segurança e reafirma o compromisso da PRF com a qualificação permanente de agentes públicos, promovendo a integração e o fortalecimento institucional em prol da segurança da sociedade, uma vez que as novas técnicas empregadas aprimoram o serviço policial, otimizando o combate ao crime.


