Notícias
PRF compartilha experiência da FPI do São Francisco em reunião estratégica no Pará
O Policial Rodoviário Federal Uequison, representando a Superintendência da PRF na Bahia, participou de uma reunião estratégica realizada na sede do Ministério Público Federal (MPF) em Belém (PA), com a presença de diversas instituições de renome, como MPF e MPE do Pará, Bahia e Sergipe, CREA/PA, IBAMA/BA e PA, Polícia Federal (PA) e o UNODC (Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime).
O encontro teve como objetivo apresentar a Fiscalização Preventiva Integrada (FPI) na Bacia do São Francisco como um modelo de programa bem-sucedido no enfrentamento aos crimes ambientais. Além disso, o projeto foi evidenciado como uma iniciativa eficiente para a promoção da qualidade de vida dos povos tradicionais e a preservação ambiental da região.
A FPI, amplamente reconhecida por suas ações integradas entre instituições e sua capacidade de promover resultados sustentáveis, foi apontada como uma inspiração para a implementação de estratégias semelhantes na Amazônia Legal. Essa expansão busca enfrentar os desafios ambientais únicos da região, como o desmatamento e a mineração ilegal, com apoio da ONU e de órgãos nacionais e estaduais.
A reunião simboliza um avanço significativo na luta contra os crimes ambientais no Brasil, mostrando como ações conjuntas podem ser replicadas e adaptadas a diferentes contextos ambientais e sociais.