PRF participa de reunião com o Presidente do TCU, Ministro Vital do Rêgo que apresentou a conclusão do projeto Foresight em Segurança Pública: o futuro das políticas de segurança
A Polícia Rodoviária Federal (PRF) participou, nesta segunda-feira (08/12), de reunião institucional com o Ministro Vital do Rêgo, Presidente do Tribunal de Contas da União (TCU). O encontro marcou um passo relevante para a promoção dos órgãos de segurança e para a modernização das políticas públicas de segurança no país.
Durante a reunião, foram discutidos os avanços propostos no estudo “Futuro Mais Seguro: Estudo sobre o Futuro da Segurança Pública Brasileira”, elaborado pelo TCU, que reúne metodologias de foresight e projeta cenários estratégicos para o período de 2025 a 2045. O documento destaca a necessidade de que instituições brasileiras antecipem riscos, fortaleçam sua governança e aprimorem sua capacidade de resposta frente às transformações tecnológicas, sociais, econômicas e ambientais. 
A PRF, listada entre os principais órgãos consultados para o estudo, reafirmou seu compromisso com uma atuação orientada por dados, inovação e integração interinstitucional — elementos centrais destacados no relatório para a construção de um ambiente mais seguro, resiliente e eficiente. 
Em sua fala, a Coordenadora de Controle Interno da PRF ressaltou que a aproximação com o TCU torna mais legítima as recomendações do controle externo e contribui sobremaneira para a coordenação sistêmica e uso inteligente de recursos de modo a orientar as políticas de segurança pública para o enfrentamento dos novos desafios sociais.
O encontro também contribui para que a PRF avance em planejamento de longo prazo, em sintonia com iniciativas nacionais como a Estratégia Brasil 2050, que destaca a necessidade de modernização tecnológica, integração de sistemas e fortalecimento de políticas preventivas baseadas em evidências — áreas diretamente relacionadas às competências da PRF nas rodovias federais e áreas de interesse da União. 
A PRF apoia essa importante iniciativa e já vislumbra oportunidades de promover o aperfeiçoamento das políticas institucionais com a construção de agendas colaborativas com o TCU.
CCIN
Brasília/DF — 08 de dezembro de 2025

- Foto

- foto