Viagem à Colômbia
Requisitos de entrada de brasileiros na Colômbia
LEIA ATENTAMENTE ATÉ O FINAL
Todos/as os/as viajantes internacionais deverão realizar o registro na aplicação online Check-Mig.
Recomenda-se verificar com as companhias aéreas para maiores detalhes sobre os requisitos atualizados para embarque. Recomenda-se, ademais, verificar as informações disponíveis na página da Migración Colombia.
IMPORTANTE: A Colômbia não oferece sistema público de saúde, portanto, recomenda-se enfaticamente a contratação de seguro de saúde durante a estadia no país, independentemente do motivo da viagem.
Para ingressar na Colômbia, os brasileiros, a turismo, devem apresentar:
1. Passaporte vigente ou carteira de identidade (RG) em PERFEITO estado de conservação e com foto que permita identificar claramente o titular.
Não são aceitas carteiras de identidade funcionais ou de categorias profissionais (OAB, CREA etc). Se a carteira de identidade tiver sido expedida há mais de 10 anos, é recomendável levar o passaporte para evitar inconvenientes. Caso faça escala/conexão em país de fora da região do Mercosul (Argentina, Bolívia, Chile, Equador, Paraguai, Peru, Uruguai), é fundamental levar o passaporte e verificar a necessidade de apresentação de visto de trânsito.
Brasileiros a turismo na Colômbia podem utilizar a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) brasileira, que será válida e admitida para dirigir na Colômbia durante o prazo de permanência autorizado no momento de entrada no país.
2. Passagem de ida e volta da Colômbia.
3. Certificado Internacional de Vacinação contra a Febre Amarela. Para mais informações, consulte a página Febre Amarela.
No final de 2024, as autoridades colombianas deixaram de exigir a apresentação do Certificado Internacional de Febre Amarela para voos oriundos do Brasil, conforme o artigo 2.3.1.4.6.7 da Circular Externa 018 de 2024 do Ministerio de Salud y Protección Social da Colômbia (https://www.alcaldiabogota.gov.co/sisjur/normas/Norma1.jsp?i=167903&dt=S).
Artigo 2.3.1.4.6.7. da Circular Externa 018 de 2024: “Teniendo en cuenta la reducción sustancial y sostenida de casos de FA en Brasil se excluye de este requisito para el ingreso a Colombia, a los viajeros nacionales y extranjeros procedentes de esta nación.”
O setor consular confirmou a informação com as autoridades migratórias do Aeroporto El Dorado, em Bogotá, que indicaram que os agentes migratórios colombianos não mais exigem o certificado.
Há relatos, no entanto, de passageiros impedidos de embarcar em aeroportos brasileiros pelas companhias aéreas, por desconhecimento da normativa vigente. Desse modo, para evitar inconveniente com as companhias aéreas em território brasileiro, recomenda-se ao viajante portar o certificado internacional de vacinação, que pode ser obtido no site da ANVISA (https://www.gov.br/anvisa/pt-br/assuntos/paf/certificado-internacional-de-vacinacao).
As autoridades colombianas têm soberania para solicitar quaisquer documentos adicionais.
É recomendável deixar com familiar ou amigo no Brasil cópia ou manter arquivos digitais de seus documentos de viagem (passaporte ou carteira de identidade). Em caso de perda desse documento na Colômbia, a existência de cópia facilitará a expedição de novo documento no Setor Consular da Embaixada. Uma vez na Colômbia, é também recomendável deixar o passaporte ou a carteira de identidade em local seguro e deslocar-se com a cópia do documento.
O prazo de estada na Colômbia é de até 90 dias e pode ser prorrogado por mais 90 dias sem a necessidade de sair da Colômbia, a critério da autoridade de imigração colombiana. Para outras atividades (trabalho, estudo, estágio, atividade religiosa, trabalho voluntário), será exigido o visto apropriado, a ser solicitado junto às autoridades consulares colombianas. Para maiores informações, consultar:
Ministério das Relações Exteriores da Colômbia: https://www.cancilleria.gov.co/tramites_servicios/visa
Embaixada da Colômbia no Brasil: https://brasil.embajada.gov.co/
Para informações sobre viagem de menores, veja as informações da página: https://www.gov.br/mre/pt-br/embaixada-bogota/consular/brasileiros/viagem-menores
IMPORTANTE: Recomenda-se cautela ao realizar viagens pelo interior do país. Orienta-se aos brasileiros que evitem áreas em que não sejam verificadas condições seguras para deslocamentos.
A Embaixada alerta para o aumento de relatos de golpes contra estrangeiros durante encontros na Colômbia. As vítimas, muitas vezes atraídas por aplicativos de encontros, são drogadas de forma involuntária e, posteriormente, roubadas.
Esse tipo de crime envolve o uso de substâncias que podem causar sonolência e amnésia (como a escopolamina), as quais podem ser misturadas, sem o consentimento das vítimas, a bebidas, comidas e cigarros. Recomenda-se aos/às viajantes brasileiro(a)s atenção em situações que possam representar riscos a sua segurança e incolumidade física.